Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747
Title: Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930.
Other Titles: Teaching to fly: being a teacher in Campina Grande in the 1930s.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Raquel.
Keywords: Professores de Campina Grande - década de 30;Magistério em Campina Grande - 1930;História da Educação;Campina Grande - PB - educação em 1930;Papel do professor - década de 1930;História da instrução - Campina Grande - PB;Jornal Voz da Borborema - Campina Grande - PB;Teachers from Campina Grande - 1930s;Teaching in Campina Grande - 1930;History of Education;Campina Grande - PB - education in 1930;Role of the teacher - 1930s;History of instruction - Campina Grande - PB;Voz da Borborema Newspaper - Campina Grande - PB
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Raquel. SILVA, Sílvio César Lopes da. Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. -. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747
???metadata.dc.description.resumo???: A história da educação no Brasil vem sendo tratada como algodão na tecelagem, uma matéria prima que com cuidado e muito trabalho é moldada para se tornar fios e logo tecido, bebendo de outras fontes, como a sociologia e a História, esse objeto da história ganha contornos ao passo que os seus tecelões buscam de forma interdisciplinar construir um campo para si. Pensado a instrução na instituição escolar Sólon de Lucena, a partir de um viés da história da educação e da história cultural, formulamos nosso texto tendo em mente a década de 1930 como doxa para instrução no Brasil, Paraíba e, assim, Campina Grande. No entanto, observamos que em meio às mudanças na educação nacional, outras transformações contribuíram para que fossem elaborados pensamentos, propostas e desejos de um modelo educacional ideal para o país, o estado e a cidade. Sendo esses elementos originários do social, do cultural e do meio político que, de certo modo, contribuíram para que esse momento se diferenciasse dos demais não só nas instituições educativas, mas também no cotidiano da cidade. Tecer uma história da instrução em Campina é pensar a cidade em suas nuanças e sensibilidades, as normas que foram elaboradas para educação no referido instante, as mudanças propostas o modelo de cidadão se desejava formar e principalmente, refletir o professor em seu ofício. No intuito de cogitarmos o papel do professor na década de 1930 utilizamos como fonte uma crônica e outros textos publicados no Jornal Voz da Borborema.
Keywords: Professores de Campina Grande - década de 30
Magistério em Campina Grande - 1930
História da Educação
Campina Grande - PB - educação em 1930
Papel do professor - década de 1930
História da instrução - Campina Grande - PB
Jornal Voz da Borborema - Campina Grande - PB
Teachers from Campina Grande - 1930s
Teaching in Campina Grande - 1930
History of Education
Campina Grande - PB - education in 1930
Role of the teacher - 1930s
History of instruction - Campina Grande - PB
Voz da Borborema Newspaper - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 27: O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINANDO A VOAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdfEnsinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 27 200992.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.