Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA história da educação no Brasil vem sendo tratada como algodão na tecelagem, uma matéria prima que com cuidado e muito trabalho é moldada para se tornar fios e logo tecido, bebendo de outras fontes, como a sociologia e a História, esse objeto da história ganha contornos ao passo que os seus tecelões buscam de forma interdisciplinar construir um campo para si. Pensado a instrução na instituição escolar Sólon de Lucena, a partir de um viés da história da educação e da história cultural, formulamos nosso texto tendo em mente a década de 1930 como doxa para instrução no Brasil, Paraíba e, assim, Campina Grande. No entanto, observamos que em meio às mudanças na educação nacional, outras transformações contribuíram para que fossem elaborados pensamentos, propostas e desejos de um modelo educacional ideal para o país, o estado e a cidade. Sendo esses elementos originários do social, do cultural e do meio político que, de certo modo, contribuíram para que esse momento se diferenciasse dos demais não só nas instituições educativas, mas também no cotidiano da cidade. Tecer uma história da instrução em Campina é pensar a cidade em suas nuanças e sensibilidades, as normas que foram elaboradas para educação no referido instante, as mudanças propostas o modelo de cidadão se desejava formar e principalmente, refletir o professor em seu ofício. No intuito de cogitarmos o papel do professor na década de 1930 utilizamos como fonte uma crônica e outros textos publicados no Jornal Voz da Borborema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEnsinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747-
dc.date.accessioned2024-02-26T16:15:12Z-
dc.date.available2024-02-26-
dc.date.available2024-02-26T16:15:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProfessores de Campina Grande - década de 30pt_BR
dc.subjectMagistério em Campina Grande - 1930pt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - educação em 1930pt_BR
dc.subjectPapel do professor - década de 1930pt_BR
dc.subjectHistória da instrução - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectJornal Voz da Borborema - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTeachers from Campina Grande - 1930spt_BR
dc.subjectTeaching in Campina Grande - 1930pt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - education in 1930pt_BR
dc.subjectRole of the teacher - 1930spt_BR
dc.subjectHistory of instruction - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectVoz da Borborema Newspaper - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Raquel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching to fly: being a teacher in Campina Grande in the 1930s.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Raquel. SILVA, Sílvio César Lopes da. Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. -. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 27: O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINANDO A VOAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdfEnsinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 27 200992.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.