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dc.description.resumoA mídia impressa sempre teve grande influência na construção das representações que permeiam o imaginário social. As possíveis manipulações de interesse veiculadas através da informação são reapropriadas e ressignificadas quando chegam ao leitor, abrindo-se também lacunas para as possíveis subjetividades. De um lado, a produção editorial, que discursa conceitos de civilidade, gostos, legitimando e instituindo padrões. De outro lado, a recepção dos leitores que, embora estruturados em conceitos pré-concebidos, também se encontram abertos aos novos ideais, transitando entre estratégias e práticas cotidianas. Este artigo pretende analisar as diferenças entre as representações masculinas e femininas a partir de peças publicitárias disseminadas pelo periódico Jornal das Moças, veiculadas na década de 1950. A intenção está em investigar através das propagandas os imaginários construídos e instituídos em dado período, as relações de gostos, costumes e hábitos diferenciados pelo foco pretendido pela produção do impresso e sua relação com o público alvo – ora homens, ora mulheres. Logo, não se tratam apenas de relações de gênero, e sim de poder estruturado e disseminado pelas visualidades e narrativas propriciadas pela publicidade e pela cultura impressa. Através da pesquisa quantitativa, é possível investigar a repetição de tais peças, evidenciando os interesses engendrados pelo periódico em questão. Tendo a análise do discurso e da semiótica como metodologia, a investigação imagética e textual evidencia a construção de identidades através do consumo, onde o ter também significa ser, demarcando-se claramente os ideais de conduta femininos em relação aos masculinos. Voltados para a higiene, cosmética, comportamento e hábitos, as publicidades veiculadas vão muito além do consumo, engendrando percepções e guiando condutas sociais. Assim, através das diferenciações das propagandas entre as décadas abordadas, é possível analisar as modificações temporais aos discursos de gênero e identidades, construídas a partir da veiculação e repetição de produtos que, conforme os discursos, também necessitam de certa conduta esperada em seus usos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleConsumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817-
dc.date.accessioned2024-02-27T21:35:48Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T21:35:48Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectPeriódico Jornal das Moçaspt_BR
dc.subjectPropagandaspt_BR
dc.subjectMeios de comunicação 1950-1960pt_BR
dc.subjectJornal das Moçaspt_BR
dc.subjectRepresentações masculinas e femininaspt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectImaginário instituído - revistaspt_BR
dc.subjectSocial practicespt_BR
dc.subjectPeriodicalspt_BR
dc.subjectPeriodical Jornal das Moçaspt_BR
dc.subjectAdvertisementspt_BR
dc.subjectMedia 1950-1960pt_BR
dc.subjectYoung Women's Newspaperpt_BR
dc.subjectMale and female representationspt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectEstablished imaginary - magazinespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSASAKI, Silvia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsuming discourses: alignments between representation and imagination through advertising in the 1950s and 1960s.pt_BR
dc.identifier.citationSASAKI, Silvia. Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 03 - Antiguidade, Medievalidade, Recepções: Fontes e Metodologias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817pt_BR
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CONSUMINDO DISCURSOS - ALINHAVOS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 3 2011.pdfConsumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 3 201191.05 kBAdobe PDFView/Open


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