Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBrito Junior, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Jorge Cesar Abrantes de.-
dc.contributor.referee1IDFIGUEIREDO, J. C. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424808046858622pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.-
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos houve uma expansão dos recursos tecnológicos utilizados por todas as faixas etárias e que foram intensificados em seus tempos de uso durante a pandemia. A decorrência desse uso se intensificou entre o público infantil e adolescentes através de acessos aos equipamentos tecnológicos. O alerta é sobre o excesso de tempo de exposição às telas, pois a fase da infância é marcada pelas descobertas de si mesmo e o desenvolvimento social. Assim, a dependência dos recursos digitais pode oferecer riscos para a saúde física, mental e comportamental das crianças, além de comprometer a interação social com outras crianças e adultos. O presente estudo busca identificar quais são os impactos ocorridos pelo excesso de tempo em frente às telas através de uma revisão de literatura com análise sistemática, investigando, por meio análises de dados baseados em pesquisas acadêmicas, acerca dos impactos no uso das telas no desenvolvimento infantil; demonstrando a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil; e apresentando sugestões corretas para uso apropriado das telas e recursos tecnológicos na fase infantil. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e de natureza de revisão bibliográfica. Como resultados encontramos três pesquisas acadêmicas que se dedicam ao tema. Conclui-se que a exposição às telas é um fator que interfere no desenvolvimento das crianças, mas que uma solução viável é a incorporação do aparato tecnológico às brincadeiras lúdicas das mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleO excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.date.issued2023-11-17-
dc.description.abstractIn recent years, there has been an expansion of technological resources used by all age groups, which hás been intensified in their usage during the pandemic. The consequence of this usage has intensified among children and adolescents through access to technological equipment. The warning is about the excess of screen time, as childhood is marked by self-discovery and social development. Thus, dependence on digital resources can pose risks to the physical, mental, and behavioral health of children, as well as compromise social interaction with other children and adults. This study aims to identify the impacts of excessive screen time through a systematic literature review analyzing data based on academic research regarding the impacts of screen use on child development; demonstrating the importance of playful activities for child development; and presenting correct suggestions for appropriate use of screens and technological resources in childhood. As for methodology, it is a qualitative approach research, exploratory type, and nature of bibliographic review. As results, we found three academic studies dedicated to the topic. It is concluded that screen exposure is a factor that interferes with children’s development, but a viable solution is to incorporate technological devices into their playful activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34827-
dc.date.accessioned2024-02-28T14:44:02Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-02-28T14:44:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectRecurso Digitalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectDigital Resourcept_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBrito Junior, Wander Medeiros de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExcessive time in front of screens and the results on possible impacts on child development.pt_BR
dc.identifier.citationBrito Junior, Wander Medeiros de. O excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil. 2023. 11 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDER BRITO JUNIOR-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf188.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.