Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, D. V. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6608004899054760pt_BR
dc.contributor.advisor1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728312501032061pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Eanes Torres.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, E. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030738304003254pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.-
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoDesenhos animados estão entre as mídias de entretenimento mais consumidas no mundo. Um dos principais motivos é o fato desse formato não ter tantas limitações físicas quanto o cinema tradicional, o que permite uma maior liberdade nos temas abordados e na construção das cenas. Uma das animações mais populares dos últimos tempos, Adventure Time (exibido originalmente pelo canal Cartoon Network), é um exemplo perfeito disso. Ao longo de seus quase trezentos episódios, o desenho infantil aborda uma variedade de temas e adota vários estilos narrativos. No entanto, ao se analisar o enredo como um todo, essa quantidade grande de episódios pode tornar árdua a tarefa de acompanhar a complexidade emocional dos numerosos personagens, o que pode ser um empecilho ao se tentar compreender a profundidade da trama. Com o auxílio de modelos Transformers e da plataforma Hugging Face, este trabalho investiga uma abordagem de detecção de emoções nas transcrições de falas de personagens da obra. Os resultados demonstram que a abordagem é viável para este tipo de análise e identificam a vasta gama emocional neste desenho animado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise de emoções em transcrições de Adventure Time.pt_BR
dc.date.issued2023-11-17-
dc.description.abstractCartoons are among the most consumed forms of entertainment media worldwide. One of the main reasons is the fact that they do not have as many physical limitations as traditional cinema, allowing greater freedom in the themes explored and the construction of scenes. One of the most popular animations in recent times, Adventure Time (originally aired on the Cartoon Network), is a perfect example of this. Throughout its nearly three hundred episodes, the children's show addresses a variety of themes and adopts various narrative styles. However, when analyzing the storyline as a whole, this large number of episodes can make it challenging to keep up with the emotional complexity of numerous characters, which can be a hindrance when trying to understand the depth of the plot. With the assistance of Transformer models and the Hugging Face platform, this work investigates na approach of emotion detection on the transcriptions of the show’s characters’ lines. The results demonstrate that the approach is feasible for this type of analysis and identify the broad emotional range in this animated series.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842-
dc.date.accessioned2024-03-01T17:51:58Z-
dc.date.available2024-03-01-
dc.date.available2024-03-01T17:51:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProcessamento de Linguagem Naturalpt_BR
dc.subjectAnálise de Sentimentospt_BR
dc.subjectHora de Aventurapt_BR
dc.subjectNatural Language Processingpt_BR
dc.subjectSentiment Analysispt_BR
dc.subjectAdventure Timept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmotion analysis in Adventure Time transcripts.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo. Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEILTON VASCONCELOS FIGUEIREDO LOPES-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.