Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34845
Title: A construção da razão sensível a partir da experiência estética com a MPB: filosofando com Marcuse sobre a realidade brasileira no ensino médio.
Other Titles: The construction of sensitive reason from the aesthetic experience with MPB: philosophizing with Marcuse about the Brazilian reality in high school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rafael Bruno Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RONDON, Roberto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES , Paulo Sérgio Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Valmir.
Keywords: Pedagogia filosófica;Dimensão estética;Ensino;Metodologia;Músicas;Philosophical pedagogy;Aesthetic dimension;Teaching;Methodology;Songs
Issue Date: 24-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rafael Bruno Gomes da. A construção da razão sensível a partir da experiência estética com a MPB: filosofando com Marcuse sobre a realidade brasileira no ensino médio. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo propõe-se a fundamentar uma metodologia-filosófica para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, tomando como elemento filosófico a “Dimensão Estética”, desenvolvida pelo filósofo e sociólogo alemão, Herbert Marcuse (1898-1979). O presente estudo deu-se, inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de “Dimensão Estética”, a qual teve como característica uma pesquisa exploratória. Posteriormente, o trabalho desenvolveu-se por meio da utilização da pesquisa-participante, enquanto procedimento técnico, na Escola Cidadã Integral Técnica “Alfredo Pessoa de Lima”, situada no município de Solânea, estado da Paraíba, tendo a participação do professor de filosofia e de trinta estudantes do ensino médio durante a execução da oficina filosófica, a qual foi desenvolvida via Google Meet, e com o suporte do Google Classroom e do WhatsApp. Neste enquadramento, foi-nos possível perceber que a “dimensão estética” marcuseana pode oportunizar em sala de aula a experiência estético-filosófica, que permite aos sujeitos desenvolver um pensar próprio sobre a realidade, visto que as artes têm o potencial de denunciar e acusar a realidade, mostrando que há uma alienação que aprisiona o homem por meio da ideologia dominante presente na sociedade industrial contemporânea, a qual reprime os sentidos em detrimento da razão instrumentalizada. O uso da “dimensão estética” aplicada em sala de aula, fazendo uso de músicas que compõem o repertório cultural dos estudantes, tornou possível a existência de um ensino de filosofia que ensina filosofando, visto que por meio dessas condições é possível a experiência filosófica, a qual permite aos estudantes desenvolverem a percepção e a racionalidade acerca da realidade e sobre eles mesmos.
Abstract: The present study proposes to support a philosophical methodology for teaching Philosophy in High School, taking as a philosophical element the “Aesthetic Dimension”, developed by the German philosopher and sociologist, Herbert Marcuse (1898-1979). The present study took place, initially, through a bibliographical research on the concept of “Aesthetic Dimension”, which had as characteristic an exploratory research. Subsequently, the work was developed through the use of participant-research, as a technical procedure, at the Technical Integral Citizen School “Alfredo Pessoa de Lima”, located in the municipality of Solânea, Paraíba state, with the participation of the philosophy professor and of thirty high school students during the execution of the philosophical workshop, which was developed via Google Meet, and with the support of Google Classroom and WhatsApp. In this context, it was possible to see that the Marcuse “aesthetic dimension” can provide opportunities in the classroom for an aesthetic-philosophical experience, which allows subjects to develop their own thinking about reality, since the arts have the potential to denounce and accuse reality, showing that there is an alienation that imprisons man through the dominant ideology present in contemporary industrial society, which represses the senses to the detriment of instrumentalized reason. The use of the "aesthetic dimension" applied in the classroom, making use of songs that make up the cultural repertoire of students, made possible the existence of a teaching of philosophy that teaches philosophy, since through these conditions the philosophical experience is possible, which allows students to develop perception and rationality about reality and about themselves.
Keywords: Pedagogia filosófica
Dimensão estética
Ensino
Metodologia
Músicas
Philosophical pedagogy
Aesthetic dimension
Teaching
Methodology
Songs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34845
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL BRUNO GOMES DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2021.pdf42.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.