Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T16:05:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04 | - |
dc.date.available | 2024-03-04T16:05:09Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Conquista da América espanhola | pt_BR |
dc.subject | Confrontos ideológicos - colonização | pt_BR |
dc.subject | Colonização - América espanhola | pt_BR |
dc.subject | Hernan Cortez | pt_BR |
dc.subject | Álvar Núñez Cabeza de Vaca | pt_BR |
dc.subject | México - colonização | pt_BR |
dc.subject | História do México | pt_BR |
dc.subject | Crônicas como fontes históricas | pt_BR |
dc.subject | Cartas de relato - Hernan Cortez | pt_BR |
dc.subject | Alteridade - Tzvetam Todorov | pt_BR |
dc.subject | Conquest of Spanish America | pt_BR |
dc.subject | Ideological clashes - colonization | pt_BR |
dc.subject | Colonization - Spanish America | pt_BR |
dc.subject | Mexico - colonization | pt_BR |
dc.subject | History of Mexico | pt_BR |
dc.subject | Chronicles as historical sources | pt_BR |
dc.subject | Reporting letters - Hernan Cortez | pt_BR |
dc.subject | Otherness - Tzvetam Todorov | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Gleydson Farias. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “I will teach the world to conquer by kindness, not by slaughter.” | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Gleydson Farias. “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINAREI O MUNDO A CONQUISTAR PELA BONDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 4 2011.pdf | “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 4 2011 | 77.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.