Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.title“Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.”pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853-
dc.date.accessioned2024-03-04T16:05:09Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T16:05:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectConquista da América espanholapt_BR
dc.subjectConfrontos ideológicos - colonizaçãopt_BR
dc.subjectColonização - América espanholapt_BR
dc.subjectHernan Cortezpt_BR
dc.subjectÁlvar Núñez Cabeza de Vacapt_BR
dc.subjectMéxico - colonizaçãopt_BR
dc.subjectHistória do Méxicopt_BR
dc.subjectCrônicas como fontes históricaspt_BR
dc.subjectCartas de relato - Hernan Cortezpt_BR
dc.subjectAlteridade - Tzvetam Todorovpt_BR
dc.subjectConquest of Spanish Americapt_BR
dc.subjectIdeological clashes - colonizationpt_BR
dc.subjectColonization - Spanish Americapt_BR
dc.subjectMexico - colonizationpt_BR
dc.subjectHistory of Mexicopt_BR
dc.subjectChronicles as historical sourcespt_BR
dc.subjectReporting letters - Hernan Cortezpt_BR
dc.subjectOtherness - Tzvetam Todorovpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Gleydson Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“I will teach the world to conquer by kindness, not by slaughter.”pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gleydson Farias. “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: História, Meio Ambiente e Questões Étnicas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINAREI O MUNDO A CONQUISTAR PELA BONDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 4 2011.pdf“Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 4 201177.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.