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Title: Redes de coopetição em instituições do ensino superior.
Other Titles: Coopetition networks in higher education institutions.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Bruno Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO , Alex Bruno Ferreira Marques do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTICELLI, Jefferson Marlon.
Keywords: Coopetição – instituições de ensino superior;Redes de instituições de ensino – parcerias;Redes de coopetição – educação superior;Coopetition – higher education institutions;Networks of educational institutions – partnerships;Coopetition networks – higher education
Issue Date: 27-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Bruno Pereira dos. Redes de coopetição em instituições do ensino superior. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O segmento da educação vem sofrendo constantes mudanças para atender as expectativas dos estudantes como também do mercado fazendo com que as instituições de ensino, cada vez mais, necessitem desenvolver estratégias para sobreviver neste novo contexto. Esta dissertação de mestrado foca na temática de novos mindsets, tendo como objetivo identificar as barreiras e motivadores para formação de redes de coopetição entre instituições de educação superior, como também analisar o cenário no contexto da cidade de Campina Grande, Brasil. O processo metodológico utiliza a abordagem qualitativa exploratória adotando a variante CAQDAS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis). O método é um Estudo de Caso múltiplo com coleta de dados através de entrevistas em profundidade com gestores de instituições de ensino. Quanto à técnica é uma análise de conteúdo com uso do software Nvivo. Os resultados aprofundam a perspectiva da coopetição em um setor que ainda é pouco estudada. Os achados indicaram como motivadores da coopetição entre Instituições de Ensino Superior (IES) recursos financeiros, inovação, troca de experiência e aprendizagem, alinhamento de gestão, complementariedade, criação de valor, incorporação e desenvolvimento de novas tecnologias, otimização de processos, compromisso de longo prazo, fortalecimento das competências da gestão e o co-marketing com ações promocionais conjuntas. Quanto às barreiras identificou-se a falta de recursos, escolha de parceiros para formação da rede, assimetrias na rede, alcance tecnológico, desajuste estratégico, desajuste de gestão, concorrência, falta de instrumentos que garantem a segurança da informação, falta de liderança visionária, limites e ajustes legais na relação de coopetição, e oportunismo. Da análise, emergiu uma variável não abordada pela literatura, a responsabilidade social, como motivador para a formação de redes de coopetição. Por fim, foi proposto um framework de coopetição no segmento da educação no contexto da cidade de Campina Grande PB, cuja a qual possibilitou sugerir um modelo de coopetição, dividido em 3 fases, a saber: engajamento, organização e resultados da rede.
Abstract: The education segment has been undergoing constant changes to meet the expectations of students as well as the market, meaning that educational institutions increasingly need to develop strategies to survive in this new context. This master's thesis focuses on the theme of new mindsets, aiming to identify the barriers and motivators for the formation of coopetition networks between higher education institutions, as well as analyzing the scenario in the context of the city of Campina Grande, Brazil. The methodological process uses an exploratory qualitative approach adopting the CAQDAS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis) variant. The method is a Multiple Case Study with data collection through in-depth interviews with managers of educational institutions. As for the technique, it is a content analysis using Nvivo software. The results deepen the perspective of coopetition in a sector that is still little studied. The findings indicated that as drivers of coopetition between Higher Education Institutions (HEIs) financial resources, innovation, exchange of experience and learning, management alignment, complementarity, value creation, incorporation and development of new technologies, process optimization, long-term commitment term, strengthening management skills and co-marketing with joint promotional actions. As for the barriers, the lack of resources, choice of partners to form the network, asymmetries in the network, technological reach, strategic mismatch, management mismatch, competition, lack of instruments that guarantee information security, lack of visionary leadership, were identified. legal limits and adjustments in the coopetition relationship, and opportunism. From the analysis, a variable not addressed in the literature emerged, social responsibility, as a motivator for the formation of coopetition networks. Finally, a coopetition framework was proposed in the education segment in the context of the city of Campina Grande PB, which made it possible to suggest a coopetition model, divided into 3 phases, namely: engagement, organization and network results.
Keywords: Coopetição – instituições de ensino superior
Redes de instituições de ensino – parcerias
Redes de coopetição – educação superior
Coopetition – higher education institutions
Networks of educational institutions – partnerships
Coopetition networks – higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34857
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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