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dc.description.resumoEsta comunicação constitui um recorte de uma pesquisa de doutoramento que está sendo realizada na Universidade da Madeira-Portugal. A questão que rege este estudo se instaura no contexto da institucionalização de uma educação intercultural como inovação pedagógica na comunidade indígena KAMBIWÁ. Assim sendo, esta investigação tem por objetivo precípuo, analisar a efetivação e o caráter de práticas educativas interculturais como inovação pedagógica em contextos de aprendizagens específicos como o das escolas indígenas, nomeadamente da Comunidade KAMBIWÁ, em Pernambuco/Brasil. Trata-se, pois, de uma pesquisa etnográfica que se instaura no âmbito da institucionalização da Educação Escolar Indígena, diferenciada, num mundo globalizado, em que os saberes constituídos na escola têm sido vistos, pelos povos indígenas, como componentes de valorização da cultura local, sendo que esses saberes têm sido colocados como referência para a educação intercultural indígena e como um invariante cultural no que se refere à inovação pedagógica das práticas educativas na comunidade atrás referida. Até o presente momento pode-se constatar que a discussão sobre o consenso quase unânime de que a escola indígena deve ser intercultural, está na pauta das lutas sociais contemporâneas pela valorização da diversidade, na qual se inclui o movimento indígena e sua respectiva demanda educacional. Com base nessa constatação a pesquisa aponta como resultados parciais que, no aspecto administrativo, as normas e os regulamentos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e que regem o sistema educativo na Rede Pública, estão sendo revistos, considerando as especificidades das escolas indígenas, que, apesar de estarem nesse sistema, não poderão ser regidas pelas normas gerais do mesmo. Contudo, apresentam-se, ainda, inúmeros desafios, como por exemplo, quanto à adoção de metodologias e processos de avaliação que apoiem e reforce práticas educativas interculturais como inovação pedagógica nas escolas indígenas regidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePráticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34870-
dc.date.accessioned2024-03-04T18:06:02Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T18:06:02Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queirozpt_BR
dc.subjectIbimirim - escola indígenapt_BR
dc.subjectPráticas educativas interculturaispt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectKambiwá Pedro Ferreira de Queiroz Indigenous Schoolpt_BR
dc.subjectIbimirim - indigenous schoolpt_BR
dc.subjectIntercultural educational practicespt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, Maria de Fátima Souza de França.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntercultural educational practices as pedagogical innovation at the Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz Indigenous School – Ibimirim/Pernambuco-Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, Maria de Fátima Souza de França. Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34870pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: História, Meio Ambiente e Questões Étnicas.

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PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 4 2011.pdfPráticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 4 201186.04 kBAdobe PDFView/Open


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