Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34886
Title: Projeto subindo a ladeira: educação, cultura e vivência no espaço do Varadouro/Porto do Capim (João Pessoa-PB).
Other Titles: Project going uphill: education, culture and experience in the space of Varadouro/Porto do Capim (João Pessoa-PB).
???metadata.dc.creator???: MENDONÇA, Juliana Barros.
SILVA, Ali Cagliani de Oliveira e.
Keywords: Projeto Subindo a Ladeira - PROBEX-UFCG;Extensão universitária;Bairro do Varadouro - João Pessoa;Comunidade Porto do Capim - Varadouro - João Pessoa - PB;Ensino de História da Paraíba;Educação patrimonial;Escola Estadual Padre João Félix - João Pessoa - PB;Jogos teatrais e ensino de História;Música e ensino de História;Linguagem teatral;Artes visuais e ensino de História;Porto do Capim - Varadouro - João Pessoa - PB;Praça Antenor Navarro - apresentações culturais;Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa - PB;Climbing the Slope Project - PROBEX-UFCG;University Extension;Varadouro neighborhood - João Pessoa;Porto do Capim Community - Varadouro - João Pessoa - PB;Teaching History of Paraíba;Heritage education;Padre João Félix State School - João Pessoa - PB;Theatrical games and History teaching;Music and History teaching;Theatrical language;Visual arts and history teaching;Antenor Navarro Square - cultural presentations;Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa - PB
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDONÇA, Juliana Barros; SILVA, Ali Cagliani de Oliveira e. Projeto subindo a ladeira: educação, cultura e vivência no espaço do Varadouro/Porto do Capim (João Pessoa-PB). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 05 - A História/Geografia Local e os Espaços-Tempos da Cidade Contemporânea. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34886
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo discutir as ações propostas pelo “Projeto Subindo a Ladeira”, vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão-PROBEX-UFPB, no que tange à educação, cultura e vivência no espaço do Varadouro, mais especificamente na comunidade do Porto do Capim, localizada na cidade de João Pessoa- PB. Trata-se de um projeto interdisciplinar de extensão vinculado aos cursos de Licenciatura Plena em História e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, além da Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra - FCCCT. O Projeto possui, na verdade, duas frentes de trabalho: a primeira delas tem como finalidade a de apresentar ações centradas no ensino de História da Paraíba e Educação Patrimonial destinadas a crianças do 3o e 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Félix, localizada na referida comunidade. Seu objetivo é realizar essas ações valorizando uma perspectiva cidadã que se assenta no reconhecimento, pela criança, de sua condição de protagonista da história. Tem como ferramenta metodológica principal os jogos teatrais e, secundariamente, a música e as artes visuais. A metodologia de ação deste projeto está assentada no uso da linguagem teatral/ jogos teatrais baseada nos pressupostos de Boal (1975), Spolin (2000) e Koudela (2001), relacionando assuntos referentes à história do Porto do Capim, do Varadouro e da cidade de João Pessoa. “O Subindo a Ladeira” atua também com outra frente de trabalho: a de promover apresentações mensais gratuitas de arte e cultura para as pessoas da comunidade e público em geral, cujo intuito é o de estimular os primeiros a se apropriarem de um espaço que também é seu - o bairro do Varadouro, mais especificamente, a Praça Antenor Navarro. Atualmente, nesta área da cidade, é possível perceber a concentração de agentes, entidades e equipamentos culturais nunca antes vista. Porém, este movimento cultural não dialoga com a população local e assim, poucos usufruem do rico conteúdo artístico-cultural que nasce dos casarões, especialmente daqueles localizados na Praça Antenor Navarro e no Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Além disso, a Praça Antenor Navarro é uma área incluída no roteiro da programação turística da cidade, objeto de visitas dos city tours organizados por diferentes agências do turismo receptivo local, sem que, de fato, exista alguma repercussão representativa destas atividades sobre a qualidade de vida da comunidades que a habitam ou às suas imediações.
Keywords: Projeto Subindo a Ladeira - PROBEX-UFCG
Extensão universitária
Bairro do Varadouro - João Pessoa
Comunidade Porto do Capim - Varadouro - João Pessoa - PB
Ensino de História da Paraíba
Educação patrimonial
Escola Estadual Padre João Félix - João Pessoa - PB
Jogos teatrais e ensino de História
Música e ensino de História
Linguagem teatral
Artes visuais e ensino de História
Porto do Capim - Varadouro - João Pessoa - PB
Praça Antenor Navarro - apresentações culturais
Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa - PB
Climbing the Slope Project - PROBEX-UFCG
University Extension
Varadouro neighborhood - João Pessoa
Porto do Capim Community - Varadouro - João Pessoa - PB
Teaching History of Paraíba
Heritage education
Padre João Félix State School - João Pessoa - PB
Theatrical games and History teaching
Music and History teaching
Theatrical language
Visual arts and history teaching
Antenor Navarro Square - cultural presentations
Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34886
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: A História/Geografia Local e os Espaços-Tempos da Cidade Contemporânea.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO SUBINDO A LADEIRA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 5 2011.pdfProjeto subindo a ladeira - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 5 2011.101.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.