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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | O trabalho com as sensibilidades é sutil – ler como as emoções e os sentimentos são subjetivados pelo ser humano e representálos em “materialidades”, historicizá-los e socializá-los é encontrar mais dúvidas do que certezas. É adentrar em um universo construído tanto pelo conhecimento intelectualizado e científico, quanto pela “animalidade” e a “irracionalidade”. Nesse sentido, mensurar sentimentos e emoções e representá-los não são tarefas fáceis, pois, como quantificar o gosto, o prazer, o medo, enfim, as emoções? A escolha da História das Sensibilidades para dar visibilidade e dizibilidade à extração de caulim em Junco do Seridó e àqueles que a praticam, nessa comunicação, procura fugir dos silêncios das fontes que os liam como parte de um processo econômico e de degradação ambiental, e, dar um olhar sensível aos dois modos de lavra caulínica existentes no município, as banquetas e os banquetões, dois binômios para uma mesma atividade, bem como, àqueles que a praticam, os banqueteiros. Sensibilidades produzidas sobre e nesse espaço pelos seus trabalhadores, situações onde a mineração do caulim impõe-se com destaque no mercado financeiro, alterando a cartografia social dos que dependem dessa atividade, embora, essa valorização e arrecadação não sejam sentidas pelos garimpeiros das banquetas, uma vez que, além das despesas inerentes ao garimpo, eles têm que pagar ao dono da terra para explorá-la. Portanto, as banquetas de caulim são a sobrevivência daqueles que não têm condições sociais, materiais, educacionais, entre outras, de procurar atividades melhores. Ainda que o trabalho seja difícil e perigoso, o dinheiro é certo, sendo assim, sonhos de um futuro melhor alternam-se e se misturam com os presságios de medo e de insegurança produzidos na extração do caulim em banquetas. Visibilidades e dizibilidades de um espaço emocionalmente ambíguo, visto e lido como posicional, fruto das subjetividades fabricadas em um cenário no qual há uma arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34899 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T17:44:21Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05 | - |
dc.date.available | 2024-03-05T17:44:21Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Garimpo - Junco do Seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Caulim - Junco do Seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Lavra de Caulim - Junco do seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Sensibilidades | pt_BR |
dc.subject | Banqueteiros | pt_BR |
dc.subject | Junco do Seridó - PB - mineração de caulim | pt_BR |
dc.subject | História das sensibilidades | pt_BR |
dc.subject | Extração de caulim - Junco do seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Mineradores de caulim | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores da mineração de caulim | pt_BR |
dc.subject | Kaolin mine - Junco do seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Sensitivities | pt_BR |
dc.subject | Bankers | pt_BR |
dc.subject | Junco do Seridó - PB - kaolin mining | pt_BR |
dc.subject | History of sensitivities | pt_BR |
dc.subject | Kaolin extraction - Junco do seridó - PB | pt_BR |
dc.subject | Kaolin miners | pt_BR |
dc.subject | Kaolin mining workers | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CUNHA, Inairan Cristino. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Art of (surviving) living and a poetics of the senses to not die: Lavra do Caulim in Junco do Seridó-Paraíba and mining sensibilities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CUNHA, Inairan Cristino; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 06 - Cidades Múltiplas: Trabalho, Cotidiano, Sensibilidades, Cultura e Resistência. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34899 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Cidades Múltiplas: Trabalho, Cotidiano, Sensibilidades, Cultura e Resistência. |
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ARTE DE (SOBRE)VIVER E UMA POÉTICA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 6 2011.pdf | Arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 6 2011 | 98.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
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