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dc.description.resumoO trabalho com as sensibilidades é sutil – ler como as emoções e os sentimentos são subjetivados pelo ser humano e representálos em “materialidades”, historicizá-los e socializá-los é encontrar mais dúvidas do que certezas. É adentrar em um universo construído tanto pelo conhecimento intelectualizado e científico, quanto pela “animalidade” e a “irracionalidade”. Nesse sentido, mensurar sentimentos e emoções e representá-los não são tarefas fáceis, pois, como quantificar o gosto, o prazer, o medo, enfim, as emoções? A escolha da História das Sensibilidades para dar visibilidade e dizibilidade à extração de caulim em Junco do Seridó e àqueles que a praticam, nessa comunicação, procura fugir dos silêncios das fontes que os liam como parte de um processo econômico e de degradação ambiental, e, dar um olhar sensível aos dois modos de lavra caulínica existentes no município, as banquetas e os banquetões, dois binômios para uma mesma atividade, bem como, àqueles que a praticam, os banqueteiros. Sensibilidades produzidas sobre e nesse espaço pelos seus trabalhadores, situações onde a mineração do caulim impõe-se com destaque no mercado financeiro, alterando a cartografia social dos que dependem dessa atividade, embora, essa valorização e arrecadação não sejam sentidas pelos garimpeiros das banquetas, uma vez que, além das despesas inerentes ao garimpo, eles têm que pagar ao dono da terra para explorá-la. Portanto, as banquetas de caulim são a sobrevivência daqueles que não têm condições sociais, materiais, educacionais, entre outras, de procurar atividades melhores. Ainda que o trabalho seja difícil e perigoso, o dinheiro é certo, sendo assim, sonhos de um futuro melhor alternam-se e se misturam com os presságios de medo e de insegurança produzidos na extração do caulim em banquetas. Visibilidades e dizibilidades de um espaço emocionalmente ambíguo, visto e lido como posicional, fruto das subjetividades fabricadas em um cenário no qual há uma arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleArte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34899-
dc.date.accessioned2024-03-05T17:44:21Z-
dc.date.available2024-03-05-
dc.date.available2024-03-05T17:44:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGarimpo - Junco do Seridó - PBpt_BR
dc.subjectCaulim - Junco do Seridó - PBpt_BR
dc.subjectLavra de Caulim - Junco do seridó - PBpt_BR
dc.subjectSensibilidadespt_BR
dc.subjectBanqueteirospt_BR
dc.subjectJunco do Seridó - PB - mineração de caulimpt_BR
dc.subjectHistória das sensibilidadespt_BR
dc.subjectExtração de caulim - Junco do seridó - PBpt_BR
dc.subjectMineradores de caulimpt_BR
dc.subjectTrabalhadores da mineração de caulimpt_BR
dc.subjectKaolin mine - Junco do seridó - PBpt_BR
dc.subjectSensitivitiespt_BR
dc.subjectBankerspt_BR
dc.subjectJunco do Seridó - PB - kaolin miningpt_BR
dc.subjectHistory of sensitivitiespt_BR
dc.subjectKaolin extraction - Junco do seridó - PBpt_BR
dc.subjectKaolin minerspt_BR
dc.subjectKaolin mining workerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Inairan Cristino.-
dc.creatorOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArt of (surviving) living and a poetics of the senses to not die: Lavra do Caulim in Junco do Seridó-Paraíba and mining sensibilities.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Inairan Cristino; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Arte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 06 - Cidades Múltiplas: Trabalho, Cotidiano, Sensibilidades, Cultura e Resistência. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34899pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Cidades Múltiplas: Trabalho, Cotidiano, Sensibilidades, Cultura e Resistência.

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ARTE DE (SOBRE)VIVER E UMA POÉTICA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 6 2011.pdfArte de (sobre)viver e uma poética dos sentidos para não morrer: Lavra do Caulim em Junco do Seridó-Paraíba e as sensibilidades garimpeiras. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 6 201198.69 kBAdobe PDFView/Open


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