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dc.description.resumoNas primeiras décadas do século XX, a cidade do Natal vivenciou um intenso processo de modernização. Neste momento, a partir das reformas realizadas no seu porto, a urbe pôde intensificar suas relações comercias com outras partes do Brasil e do mundo, rompendo o isolamento comercial a qual esteve confinada até o final do século XIX. Este isolamento se dava, em grande parte, devido às precárias condições do seu porto, que não permitia a entrada de navios de maior porte em seu ancoradouro. Com as obras de melhoramento deste espaço, iniciadas em 1893, navios que antes não chegavam à capital potiguar começaram a atracar em seu porto, trazendo grandes carregamentos de mercadorias dos mais variados gêneros. Estas mercadorias vinham de diversas regiões do país, bem como de outros continentes, trazendo consigo não só produtos, mas valores, sentimentos e a adoção de novas práticas sociais. O objetivo deste trabalho é entender as possíveis mudanças provocadas na vida de uma parte dos moradores da cidade, com a intensificação da entrada e da circulação de mercadorias no período compreendido entre 1900 e 1930. Buscou-se compreender as relações entre o consumo de novos produtos e a adoção de novos valores e ideais, num período da história da urbe caracterizado pelas manifestações da modernidade em seu espaço. O título deste trabalho, com a frase de publicidade dos anos 1920, sugere um mundo de relações que pretendemos estudar. Para tanto, analisaremos os anúncios e as propagandas de produtos publicados nos principais jornais da cidade da época, destacando-se os jornais A Republica e o Diário do Natal. Também recorremos aos anúncios publicados na revista Cigarra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.title“O que há de mais chic e moderno”: a circulação de novas mercadorias em Natal nas primeiras décadas do século XX.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34902-
dc.date.accessioned2024-03-05T17:53:31Z-
dc.date.available2024-03-05-
dc.date.available2024-03-05T17:53:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectNatal - RN - século XXpt_BR
dc.subjectModernização - Natal - RNpt_BR
dc.subjectRelações comerciais - Natal - RNpt_BR
dc.subjectPorto de Natal - ampliaçãopt_BR
dc.subjectJornais - Natal - RNpt_BR
dc.subjectDiário de Natal - RNpt_BR
dc.subjectJornal a República - Natal - RNpt_BR
dc.subjectRevista Cigarra - Natal - RNpt_BR
dc.subjectHistória de Natal - RNpt_BR
dc.subjectComércio em Natal - RNpt_BR
dc.subjectPublicidade dos anos 1920 - Natal - RNpt_BR
dc.subjectNatal - RN - 20th centurypt_BR
dc.subjectModernization - Natal - RNpt_BR
dc.subjectCommercial relations - Natal - RNpt_BR
dc.subjectPort of Natal - expansionpt_BR
dc.subjectNewspapers - Natal - RNpt_BR
dc.subjectChristmas Diary - RNpt_BR
dc.subjectJornal a República - Natal - RNpt_BR
dc.subjectCigarra Magazine - Natal - RNpt_BR
dc.subjectChristmas Story - RNpt_BR
dc.subjectCommerce in Natal - RNpt_BR
dc.subjectAdvertising from the 1920s - Natal - RNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJOBIM, Khalil.-
dc.creatorSILVA, Fagner David da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“What’s most chic and modern”: the circulation of new merchandise in Natal in the first decades of the 20th century.pt_BR
dc.identifier.citationJOBIM, Khalil; SILVA, Fagner David da. “O que há de mais chic e moderno”: a circulação de novas mercadorias em Natal nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 06 - Cidades Múltiplas: Trabalho, Cotidiano, Sensibilidades, Cultura e Resistência. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34902pt_BR
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O QUE HÁ DE MAIS CHIC E MODERNO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 6 2011.pdf“O que há de mais chic e moderno”: a circulação de novas mercadorias em Natal nas primeiras décadas do século XX. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 6 201168.6 kBAdobe PDFView/Open


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