Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3493
Title: Livro didático de português: da proposta teórico-metodológica às adaptações no ensino da escrita.
Other Titles: Portuguese textbook: from the theoretical-methodological proposal to the adaptations in the teaching of writing.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cícero Gabriel dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARCUSCHI, Elizabeth.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARCOVERDE, Rossana Del Mar de Lima.
Keywords: Livro didático de português;Ensino da escrita;Lingüística aplicada;Formação docente;Programa Nacional do Livro Didático PNLD;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN;Writing´s teaching and learning;Portuguese language textbook;Knowledge and teacher´s formation
Issue Date: 16-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cícero Gabriel dos. Livro didático de português: da proposta teórico-metodológica às adaptações no ensino da escrita. 2009. 144f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3493
???metadata.dc.description.resumo???: A discussão que trazemos nesta dissertação tem por finalidade refletir sobre a relação entre a perspectiva teórico-metodológica para o ensino da escrita em uma coleção de LDP e as adaptações nela efetuadas por professores de língua portuguesa, na prática de ensino da escrita. Abordamos dois objetos de pesquisa (uma coleção de livros didáticos de português, a seleção e o uso desse material e os discursos dos professores da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paraibano) de uma perspectiva qualitativo-interpretativista. Recorremos a dois instrumentos de recolha de dados empíricos – um questionário e uma entrevista semiestruturada – para compreender e descrever a situação enfocada. A fim de realizar este estudo, construímos um quadro epistemológico interdisciplinar, com contribuições da interface ciências da linguagem e educação: no primeiro eixo teórico, com base no quadro de concepções/discursos acerca da escrita e de seu ensino, proposto por Ivanic (2004) e discutido por Figueiredo & Bonini (2006), descrevemos as novas concepções de ensino de língua portuguesa expressas nos PCN-LP (1998) e nos critérios para avaliação do ensino da escrita expressos no Guia de Livros Didáticos/PNLD (2008). Este momento é culminado com a discussão de aspectos referentes à didatização e à inovação do ensino de língua portuguesa, em particular do ensino da escrita em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos finais do ensino fundamental. No segundo eixo teórico, voltando nossa atenção para o campo da pesquisa sobre os saberes e a formação docente, bem como sobre o trabalho docente, à luz de Tardif (2002), Borges (2004) e Lessard & Tardif (2007), discutimos aspectos relativos ao processo de seleção e uso do LDP no contexto específico de pesquisa. Os resultados das análises do primeiro objeto de pesquisa mostram que a coleção de livros adotada é inovadora e que o ensino da escrita chega a combinar mais de uma concepção/discursos sobre a escrita e seu ensino. Em relação ao segundo objeto de pesquisa, os resultados evidenciam que a seleção da coleção de livros foi marcada pelo prazo insuficiente, pela desconsideração do Guia de Livros Didáticos e pela ausência de participação efetiva dos professores na decisão final. Mostram também, que as adaptações realizadas pelos professores não figuram ajustes significativos, são simplificações que distorcem ou descartam as propostas sugeridas nos LDP. Vários fatores impedem a aplicação das propostas de escrita, entre os quais se destacam a ausência de formação específica na área de língua portuguesa e a falta de atualização do professor com formação em Letras, a carga de trabalho do professor, a ausência da prática sistemática de planejamento e as dificuldades apresentadas pelos alunos e professores na realização de atividades escritas.
Abstract: The discussion we present in this dissertation aims to think about the relation between the theoretical and methodological perspective to the writing teaching in a LDP collection and its adaptations performed by Portuguese language teacher, in the writing teaching practice. Two research objects were approached (a collection of textbooks of Portuguese language, the selection and the use of that material and also the teachers´ speech of the municipal teaching of a country city in the state of Paraíba ) on a qualitative-interpretative perspective. We had recoursed to two empiric data collection instruments – a questionnaire and a semi-structured interview – to comprehend and describe the focused situation. In order to perform this study, we elaborated an epistemological interdisciplinary questionnaire, with contributions of the interface of the sciences of language and education: in the first theoretical part, based on the conception/discourses´ table about the writing and its teaching, proposed by Ivanic (2004), and squabbled over Figueiredo & Bonini (2006), we will describe the new conceptions of teaching of the Portuguese Language expressed on the PCN-LP (1998) and in the criterions to the writing teaching evaluation phrased in the TextBooks Guide/ PNLD (2008). This moment is culminated with the discussion of aspects referent to the action of becoming didactic and innovation of Portuguese language, particularly in the teaching of writing in a textbooks collection developed to the last years of the fundamental education. In the second theoretical part, directing our attention to the research field about the knowledge and teacher formation as well on the teacher´s work, with theoretical support of Tardif (2002), Borges (2004) and Lessard & Tardif (2007) we will discuss aspects related to the process of selection and use of the LPD in the research specific context. The analysis´ results of the first research object show that the collection of books adopted is innovative and that the writing´s teaching combines more than one conception/discourse about writing and its teaching. In relation to the second research object, the results prove that the conditions of the book´s collection was marked by an insufficient term, by the non-consideration of the TextBooks Guide and by the lack of effective participation of the teachers on the final decision. They also present that the adaptations realized by the teachers do not show revealing adjustments, they are simplifications that misrepresent or discard the suggested proposals in the LPD. Several factors interrupt the practice of the writings´s proposals, where highlight the lack of specific formation in the Portuguese language area and the absence of the teacher´s update graduated in Language, the teacher´s workload, the absence of a systematic practice planning and the difficulties presented by the students and teachers in the performing of written activities.
Keywords: Livro didático de português
Ensino da escrita
Lingüística aplicada
Formação docente
Programa Nacional do Livro Didático PNLD
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Writing´s teaching and learning
Portuguese language textbook
Knowledge and teacher´s formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3493
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2009.pdfCícero Gabriel dos Santos - Dissertação POSLE CH 20091.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.