Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as experiências musicais (Damasceno, 2008) de dois cantadores nordestinos: Chico Motta (1924- 2011) e Cesanildo Lima (1932). Desde a infância no meio rural de diferentes estados nordestinos até a migração para cidades de médio e grande porte (Caícó-RN e Fortaleza-CE), estes cantadores se manifestam na(s) cidade(s) se utilizando de táticas (Certeau, 1998) diversas de produção e prática de sua arte: a música. Assim, a cantoria além de ser uma arte se torna também a forma como se inserem em meios sociais outros, promovendo uma apropriação da cidade que pode revelar formas diferentes de olhar e ver o processo de urbanização pelo qual passaram as cidades nordestinas. Do aprendizado no meio rural através da transmissão de saberes e sensibilidades até a manifestação nas cidades incorporando o urbano à sua maneira, o rádio se colocou no centro desse processo de resignificação tendo como papel não só difundir a própria cantoria, mas também divulgar os nomes e as realizações destes cantadores. Assim, se evidencia uma de suas formas de inserção e de produção de seus lugares sociais. Estas reflexões são resultado parcial de pesquisa intitulada “Cantadores: práticas de uma arte-vida entre a tradição e a reinvenção pelo dito pós-moderno (1960-2009)” desenvolvida por mim em nível de pós doutoramento junto ao Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD/UNL). O escopo metodológico da pesquisa se assenta em diversas práticas tais como a observação direta e participante, o registro etnográfico em trabalho de campo – diário de campo, a história oral e a escuta sensível de suas obras. Para tanto, foram percorridos vários Estados do Nordeste e realizadas cerca de 20 entrevistas, além da observação à inúmeras cantorias em pelo meno | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T18:30:19Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06 | - |
dc.date.available | 2024-03-06T18:30:19Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cantadores-repentistas | pt_BR |
dc.subject | Cantadores nordestinos | pt_BR |
dc.subject | Experiências musicais | pt_BR |
dc.subject | Chico Motta - cantador nordestino | pt_BR |
dc.subject | Cesanildo Lima - cantador nordestino | pt_BR |
dc.subject | Repentistas nordestinos | pt_BR |
dc.subject | Música popular nordestinas - repentistas | pt_BR |
dc.subject | Repentes | pt_BR |
dc.subject | Observação direta e participante | pt_BR |
dc.subject | Registro etnográfico | pt_BR |
dc.subject | Etnografia musical | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Cantorias | pt_BR |
dc.subject | Cultura nordestina - cantorias e repentes | pt_BR |
dc.subject | Singers-repentistas | pt_BR |
dc.subject | Northeastern singers | pt_BR |
dc.subject | Musical experiences | pt_BR |
dc.subject | Chico Motta - northeastern singer | pt_BR |
dc.subject | Cesanildo Lima - northeastern singer | pt_BR |
dc.subject | Northeastern repentists | pt_BR |
dc.subject | Northeastern popular music - repentistas | pt_BR |
dc.subject | Suddenly | pt_BR |
dc.subject | Direct and participant observation | pt_BR |
dc.subject | Ethnographic record | pt_BR |
dc.subject | Musical ethnography | pt_BR |
dc.subject | Ethnomusicology | pt_BR |
dc.subject | Singing | pt_BR |
dc.subject | Northeastern culture - singing and sudden songs | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DAMASCENO, Francisco José Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cantadores-repentistas: two musical experiences in transition from rural to urban in northeastern Brazil. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Francisco José Gomes. Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CANTADORES-REPENTISTAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf | Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011 | 110.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.