Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942
Title: Entre um dó e um si: notas que a história canta.
Other Titles: Between a C and a B: notes that history sings.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da.
PEREIRA, Auricélia Lopes.
Keywords: Música e História;Música como fonte histórica;Estudos musicológicos;História cultural;Escola dos Annales;Pesquisa histórico-musical;Music and History;Music as a historical source;Musicological studies;Cultural history;Annales School;Historical-musical research
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da; PEREIRA, Auricélia Lopes. Entre um dó e um si: notas que a história canta. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942
???metadata.dc.description.resumo???: A música pode-se dizer, é um lugar de análise social, de dilemas, conflitos, sonhos, jogos de poder, fuga. Esta diz muito sobre seu tempo, por isso pode se considerar que esta é fruto de seu presente, de seu imediato, assim como outras formas de expressão artística. Esta se dá a partir de uma dor ou sonho do presente querendo sair de uma subjetividade e afetar outras. Ela se dá no lugar do outro na medida em que não é apropriada da forma que havia sido pensada para sê-lo, na medida em que atingem sonhos outros, perdas outras, silêncios outros. Ela não resiste ao tempo (fora de sua partitura) porque o tempo não é continuidade, não é cristalização, o tempo é mudança, é ressignificação, reinterpretação. A música parte de um imenso conjunto de subjetividades, de agoras, de momentos, sentidos. Parte de um lugar social, tanto para quem a escreve como para quem a recebe. É uma fonte sempre viva, sempre tem algo a nos dizer mesmo que tenha sido pensada em uma época diferente da qual foi produzida, revela sobre seu tempo e mais ainda sobre o nosso. A interface disciplinar entre a História e a Música não deve ser estabelecida em nome da objetividade absoluta, da resposta definitiva, da verdade final. Há na pesquisa histórico-musical um componente subjetivo que para seu administrado, deve primeiro ser reconhecido.
Keywords: Música e História
Música como fonte histórica
Estudos musicológicos
História cultural
Escola dos Annales
Pesquisa histórico-musical
Music and History
Music as a historical source
Musicological studies
Cultural history
Annales School
Historical-musical research
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTRE UM DÓ E UM SI - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdfEntre um dó e um si: notas que a história canta. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011140.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.