Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEm 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944-
dc.date.accessioned2024-03-06T18:55:50Z-
dc.date.available2024-03-06-
dc.date.available2024-03-06T18:55:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectDocumentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -pt_BR
dc.subjectRepresentação - cangaceirospt_BR
dc.subjectBenjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaçopt_BR
dc.subjectVirgolino Ferreira da Silva - Lampiãopt_BR
dc.subjectLamiãopt_BR
dc.subjectCangaceirospt_BR
dc.subjectDocumentaristas - Benjamin Abrahãopt_BR
dc.subjectJornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampiãopt_BR
dc.subjectDocumentary about cangaço - Benjamin Abrahão -pt_BR
dc.subjectRepresentation - cangaceirospt_BR
dc.subjectBenjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaçopt_BR
dc.subjectVirgolino Ferreira da Silva - Lampiãopt_BR
dc.subjectDocumentary filmmakers - Benjamin Abrahãopt_BR
dc.subjectPernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUTRA, Wescley Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories.pt_BR
dc.identifier.citationDUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdfO cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011145.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.