Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
Title: | O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. |
Other Titles: | The cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories. |
???metadata.dc.creator???: | DUTRA, Wescley Rodrigues. |
Keywords: | Cangaço;Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -;Representação - cangaceiros;Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço;Virgolino Ferreira da Silva - Lampião;Lamião;Cangaceiros;Documentaristas - Benjamin Abrahão;Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião;Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão -;Representation - cangaceiros;Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço;Virgolino Ferreira da Silva - Lampião;Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão;Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990). |
Keywords: | Cangaço Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão - Representação - cangaceiros Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço Virgolino Ferreira da Silva - Lampião Lamião Cangaceiros Documentaristas - Benjamin Abrahão Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão - Representation - cangaceiros Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço Virgolino Ferreira da Silva - Lampião Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf | O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011 | 145.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.