Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, Áquila Sartori Mesquitapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614460329642562pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Eliete Correia dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Eliete Correia dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267723385743006pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Laurênia Souto.-
dc.contributor.referee2XAVIER, Manassés Morais.-
dc.description.resumoEm razão da pandemia mundial da COVID-19, muitos impactos acometeram a Educação e provocaram a mobilização de professores para trabalharem remotamente como uma das medidas para combater os problemas educacionais emergentes desse contexto. A partir dessa situação, nesta pesquisa, propõe-se uma investigação de ordem social, em que se investigam os impactos gerados no processo interativo discursivo em aulas virtuais de Língua Portuguesa no programa Se Liga no ENEM Paraíba. Para tanto, levanta-se a seguinte questão de pesquisa: Nesse ambiente pedagógico, como é constituído o processo interativo discursivo de professor, em interação dinâmica, dialógica e responsiva com seus alunos em aulas virtuais de Língua Portuguesa no programa Se Liga no ENEM Paraíba? Compreende-se que a interação entre professor e aluno em ambiente virtual de aprendizagem acontece a partir de marcas linguísticas, alteridade, motivação, entonação e gestos, responsabilidade e responsividade. Ressalta-se que este estudo traz contribuições para o ensino de Língua Portuguesa, em particular, levando-se em consideração o contexto pandêmico, que tem demandado releituras acerca dos métodos de ensino e de como alcançar objetivos na relação professor e aluno na sala de aula virtual. Tendo em vista elucidar esses questionamentos, delineou-se como objetivo geral: Investigar como se dá o processo interativo discursivo constituído no ensino de Língua Portuguesa no programa Se Liga no ENEM Paraíba. E, quanto aos objetivos específicos: (1) Identificar as ações de linguagem constituídas a partir do diálogo entre professor e alunos e as necessidades destes de aprender Língua Portuguesa no contexto em questão; (2) Descrever o processo de interação constituída entre o docente com seus alunos em situações dialógicas nos diferentes canais de comunicação; (3) Analisar a prática e, eventualmente, impactos das novas linguagens inseridas em redes dialógicas nesse ambiente virtual. Visando-se alcançar o intento desta pesquisa, recorre-se, sobretudo, ao domínio teórico-metodológico da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 2010, 2011, 2016; Volóchinov, 2018) e de divulgadores dessa teoria. Ademais, discorre-se teoricamente sobre o funcionamento e os aspectos do ambiente virtual nas práticas educativas (Barton; Lee, 2015; Kenski, 2003; Paiva, 2006; Lemov, 2021; Rojo; Moura, 2012). Metodologicamente, a investigação encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, utilizando se do método Interpretativista (Minayo, 2009; Moita Lopes, 2006). De forma mais específica, foram utilizados diferentes instrumentos de geração de dados. Para analisar a percepção dos sujeitos – 1 (uma) coordenadora, 3 (três) professores e 10 (dez) alunos –, foram utilizados formulários online via Google Forms. Também foram analisados alguns canais de comunicação (Podcast, Google Meet, YouTube e videoaula), utilizados pelo programa, para investigar o processo interativo discursivo entre professor e aluno. Em síntese, os dados revelam que no processo interativo discursivo em ambiente virtual de aprendizagem, independente do canal de comunicação ou formato de aprendizagem, a voz docente pode desempenhar um papel crucial na construção do conhecimento, das emoções e nas perspectivas do outro. Nesse sentido, conclui-se que o ato responsável e a consideração pelo outro por parte do professor são fundamentais para o êxito da interação virtual, começando pela empatia e pelo respeito, assegurando que todos os estudantes sejam tratados com atenção e que suas opiniões e vivências sejam reconhecidas e valorizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleO processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no ENEM Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2023-11-09-
dc.description.abstractDue to the global COVID-19 pandemic, many impacts affected Education and led to the mobilization of teachers to work remotely as one of the measures to combat educational problems emerging in this context. Based on this situation, in this research, a social investigation is proposed, in which the impacts generated in the interactive discursive process in virtual Portuguese language classes in the Se Liga program at ENEM Paraíba are investigated. To this end, the following research question is raised: In this pedagogical environment, how is the interactive discursive process of a teacher constituted, in dynamic, dialogical and responsive interaction with their students in virtual Portuguese language classes in the Se Liga program at ENEM Paraíba? It is understood that the interaction between teacher and student in a virtual learning environment takes place based on linguistic marks, otherness, motivation, intonation and gestures, responsibility and responsiveness. It is noteworthy that this study brings contributions to the teaching of the Portuguese language, in particular, taking into account the pandemic context, which has demanded reinterpretations about teaching methods and how to achieve objectives in the teacher and student relationship in the classroom virtual. With a view to elucidating these questions, the general objective was outlined: Investigate how the interactive discursive process constituted in the teaching of Portuguese language occurs in the Se Liga program at ENEM Paraíba. And, regarding the specific objectives: (1) Identify the language actions constituted from the dialogue between teacher and students and their needs to learn Portuguese in the context in question; (2) Describe the process of interaction constituted between the teacher and his students in dialogical situations in different communication channels; (3) Analyze the practice and, eventually, impacts of new languages inserted in dialogical networks in this virtual environment. Aiming to achieve the intent of this research, we resort, above all, to the theoretical-methodological domain of the Dialogical Theory of Language (Bakhtin, 2010, 2011, 2016; Volóchinov, 2018) and the disseminators of this theory. Furthermore, the functioning and aspects of the virtual environment in educational practices are theoretically discussed (Barton; Lee, 2015; Kenski, 2003; Paiva, 2006; Lemov, 2021; Rojo; Moura, 2012). Methodologically, the investigation is anchored in a qualitative approach, using the Interpretative method (Minayo, 2009; Moita Lopes, 2006). More specifically, different data generation instruments were used. To analyze the perception of the subjects – 1 (one) coordinator, 3 (three) teachers and 10 (ten) students – online forms were used via Google Forms. Some communication channels (Podcast, Google Meet, YouTube and video classes), used by the program, were also analyzed to investigate the interactive discursive process between teacher and student. In summary, the data reveal that in the interactive discursive process in a virtual learning environment, regardless of the communication channel or learning format, the teaching voice can play a crucial role in the construction of knowledge, emotions and perspectives of others. In this sense, it is concluded that the responsible act and consideration for others on the part of the teacher are fundamental to the success of virtual interaction, starting with empathy and respect, ensuring that all students are treated with attention and that their opinions and experiences are recognized and valued.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34957-
dc.date.accessioned2024-03-07T12:57:00Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T12:57:00Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProcesso Interativo Discursivopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectPrograma Se Liga no ENEM Paraíbapt_BR
dc.subjectInteractive Discursive Processpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectTeacher; Studentpt_BR
dc.subjectSe Liga Program at ENEM Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Áquila Sartori Mesquita.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe discursive interactive process of the teacher/student relationship in the program virtual Se Liga in ENEM Paraíba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Áquila Sartori Mesquita. O processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no ENEM Paraíba.143 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁQUILA SARTORI MESQUITA ROCHA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.