Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, W. F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167693634171090pt_BR
dc.contributor.advisor1NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNOBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Helder Pinheiro.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho consiste em analisar e interpretar três contos de Primeiras Estórias, destacando em cada um deles aspectos essenciais do dinamismo da linguagem. Especificamente, enfatizaremos o ritmo, as inversões sintáticas e os neologismos. Na seqüência, teceremos algumas observações sobre uma possível falta de um ou mais desses fatores e faremos algumas considerações visando uma contribuição para o aperfeiçoamento dessa questão nos livros didáticos, bem como apresentaremos uma sugestão de trabalho em sala de aula com o conto “Famigerado”. Com relação ao dinamismo da linguagem, procuraremos mostrar que a expressividade rosiana está a serviço de uma inversão de expectativas, ou seja, o autor, de modo planejado, confere a suas inovações um caráter de rebelião ou inconformismo sócio-histórico. O destaque para o impulso manipulador ou criativo não implica necessariamente um deslocamento para um cenário metropolitano, ao contrário, a paisagem predominante é o campo ou arraiais e sítios, e seus personagens também são gente simples, mas densamente constituídas. Em síntese, a passagem de um estado de linguagem tradicional para um outro que se deseja e instala-se como revolucionário, ou inovador é característico ao longo das Primeiras Estórias. Também nos três contos que selecionamos a estrutura dinâmica da linguagem deve-se a uma alteração de composição artística e de visão de mundo do autor: o ritmo e a sintaxe poética buscam um caminho ou uma saída criativa, imprevisível, para os conflitos que dilaceram os indivíduos em suas diversas categorias sociais. A solução para esses impasses beira o absurdo e a loucura, a sagacidade e o disfarce, chegando algumas vezes a criatividade intelectualmente dinâmica e ao que podemos chamar de milagre afetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleO dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias.pt_BR
dc.date.issued2007-03-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyse and interpret three short-stories in João Guimarães Rosa’s Primeiras Estórias, accentuating in each one of them essential aspects of language dynamism. Specifically, we shall emphasize rhythm, syntactic inversions and neologisms. Our first aim will entail, on a second plan, a textbook evaluation on the presence or absence of those aspects of João Guimarães Rosa’s language dynamism. In relation to language dynamism, we shall attempt to show that Rosa’s expressiveness is at the service of an inversion of expectations, namely, the author’s innovations take on a character of rebellion or sociohistorical unconformable ness. The emphasis given to the manipulative or creative impulse does not necessarily imply moving into a metropolitan setting; on the contrary, the prevailing scenery is the countryside and farms, and the characters are also simple people, but densely constituted. In sum, the shift from a state of traditional language to one which is revolutionary or innovative is characteristic of Primeiras Estórias throughout. Moreover, in the three short-stories we selected, the dynamic language structure is due to a change in the artistic composition and the author’s vision of the world: the rhythm and poetic syntax seek a way out or an unexpected creative solution to the conflicts which distress individuals in their diverse social categories. The solution to this deadlock nears absurdity and madness, sagacity and disguise, sometimes leading to intellectually dynamic creativity and to what we can call affective miracle.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495-
dc.date.accessioned2019-04-17T14:41:26Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2019-04-17T14:41:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCriatividade intelectualmente dinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectDinamismo da linguagempt_BR
dc.subjectContos de primeiras estóriaspt_BR
dc.subjectDynamism of languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe dynamism of language in some tales of early stories.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos. O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. 2007. 80f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALLAS FERDINANDO RAMOS - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2007.pdfWallas Ferninando Ramos - Dissertação POSLE CH 2007406.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.