Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961
Title: A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula.
Other Titles: The history teacher's perception of historical sources and their use in the classroom.
???metadata.dc.creator???: MACEDO NETO, Manoel Pereira de.
VIRGÍNIO, Rafael da Silva.
Keywords: Percepção do professor de História;Estudo de percepção;Professores de História;Fontes históricas e uso em sala de aula;Sala de aula - fontes históricas;Ensino de História;Formação docente;Formação de professores de História;History teacher's perception;Perception study;History Teachers;Historical sources and classroom use;Classroom - historical sources;Teaching History;Teacher training;History teacher training
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO NETO, Manoel Pereira de; VIRGÍNIO, Rafael da Silva. A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961
???metadata.dc.description.resumo???: O Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula.
Keywords: Percepção do professor de História
Estudo de percepção
Professores de História
Fontes históricas e uso em sala de aula
Sala de aula - fontes históricas
Ensino de História
Formação docente
Formação de professores de História
History teacher's perception
Perception study
History Teachers
Historical sources and classroom use
Classroom - historical sources
Teaching History
Teacher training
History teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfA percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011132.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.