Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963-
dc.date.accessioned2024-03-07T18:44:32Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T18:44:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História - EJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectHistória na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCurrículo - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeaching History - EJApt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectHistory in Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHACON, Diego Firmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe permanence of the traditional: the content in EJA history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationCHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PERMANÊNCIA DO TRADICIONAL - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfA permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011104 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.