Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:44:32Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:44:32Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | História na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo - Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Teaching History - EJA | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education - EJA | pt_BR |
dc.subject | History in Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CHACON, Diego Firmino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A PERMANÊNCIA DO TRADICIONAL - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 104 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.