Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho, articulado ao projeto “Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem por finalidade identificar as dificuldades relacionadas às práticas de leitura e escrita no espaço da sala de aula, assim como perceber a vinculação destas com a biblioteca escolar, bem como propor a oficina de leitura e escrita como atividade pedagógica que possa contribuir para superação de tais dificuldades e para um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de recorrer a autores como Bezerra (2000), Kramer (2000) e Seffner (2006), procurou-se aplicar questionários a professores e alunos do 6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Severino Marinheiro, na cidade de Juazeirinho (PB), seguido da realização de uma oficina relacionada a prática de leitura e escrita na escola. Assim, é a produção de artigos que possam contribuir para o debate em torno dessa temática, assim, como fomentar práticas de letramento capazes de estimular a formação de cidadãos leitores, que justifica a escrita do presente trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Da sala de aula à biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T19:12:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T19:12:11Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Leitura na escola | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura e escrita - escola | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Severino Marinheiro - Juazeirinho - PB | pt_BR |
dc.subject | School library | pt_BR |
dc.subject | Reading at school | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing practices - school | pt_BR |
dc.subject | Severino Marinheiro Municipal School - Juazeirinho - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, João Batista de. | - |
dc.creator | SILVA, Josenildo Marques da. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | From the classroom to the library: reflections on reading and writing practices in the school space. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, João Batista de; SILVA, Josenildo Marques da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Da sala de aula a biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DA SALA DE AULA A BIBLIOTECA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Da sala de aula à biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 95.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.