Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho, articulado ao projeto “Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem por finalidade identificar as dificuldades relacionadas às práticas de leitura e escrita no espaço da sala de aula, assim como perceber a vinculação destas com a biblioteca escolar, bem como propor a oficina de leitura e escrita como atividade pedagógica que possa contribuir para superação de tais dificuldades e para um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de recorrer a autores como Bezerra (2000), Kramer (2000) e Seffner (2006), procurou-se aplicar questionários a professores e alunos do 6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Severino Marinheiro, na cidade de Juazeirinho (PB), seguido da realização de uma oficina relacionada a prática de leitura e escrita na escola. Assim, é a produção de artigos que possam contribuir para o debate em torno dessa temática, assim, como fomentar práticas de letramento capazes de estimular a formação de cidadãos leitores, que justifica a escrita do presente trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleDa sala de aula à biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968-
dc.date.accessioned2024-03-07T19:12:11Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T19:12:11Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeitura na escolapt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escrita - escolapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Severino Marinheiro - Juazeirinho - PBpt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectReading at schoolpt_BR
dc.subjectReading and writing practices - schoolpt_BR
dc.subjectSeverino Marinheiro Municipal School - Juazeirinho - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, João Batista de.-
dc.creatorSILVA, Josenildo Marques da.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the classroom to the library: reflections on reading and writing practices in the school space.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, João Batista de; SILVA, Josenildo Marques da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Da sala de aula a biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DA SALA DE AULA A BIBLIOTECA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfDa sala de aula à biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 201195.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.