Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Title: ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
Other Titles: ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History.
???metadata.dc.creator???: MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
ANDRADE, Priscila Gusmão.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;Ensino de História;Ciências humanas no ENEM;História - ENEM;PET História - UFCG;Programa de Educação Tutorial - História UFCG;Extensão universitária;National High School Examination - ENEM;Teaching History;Human sciences at ENEM;History - ENEM;PET History - UFCG;Tutorial Education Program - UFCG History;University Extension
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas no ENEM
História - ENEM
PET História - UFCG
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences at ENEM
History - ENEM
PET History - UFCG
Tutorial Education Program - UFCG History
University Extension
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 201196.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.