Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T19:30:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T19:30:24Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ciências humanas no ENEM | pt_BR |
dc.subject | História - ENEM | pt_BR |
dc.subject | PET História - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Programa de Educação Tutorial - História UFCG | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | National High School Examination - ENEM | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Human sciences at ENEM | pt_BR |
dc.subject | History - ENEM | pt_BR |
dc.subject | PET History - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Tutorial Education Program - UFCG History | pt_BR |
dc.subject | University Extension | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. | - |
dc.creator | ANDRADE, Priscila Gusmão. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Regina Coelli do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 96.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.