Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970-
dc.date.accessioned2024-03-07T19:30:24Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T19:30:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCiências humanas no ENEMpt_BR
dc.subjectHistória - ENEMpt_BR
dc.subjectPET História - UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial - História UFCGpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectNational High School Examination - ENEMpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHuman sciences at ENEMpt_BR
dc.subjectHistory - ENEMpt_BR
dc.subjectPET History - UFCGpt_BR
dc.subjectTutorial Education Program - UFCG Historypt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARACAJÁ, Emmanuela de Lima.-
dc.creatorANDRADE, Priscila Gusmão.-
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeENEM and the human sciences: new approaches to teaching History.pt_BR
dc.identifier.citationMARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 201196.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.