Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
Title: ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
Other Titles: ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Janaína Leandro.
FERREIRA, Jaqueline Leandro.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;Ensino de História;Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM;Programa de Educação Tutorial - História UFCG;PET História UFCG;Extensão universitária;National High School Examination - ENEM;Teaching History;Human sciences and their technologies - ENEM;Tutorial Education Program - UFCG History;PET History UFCG;University Extension
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
PET História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences and their technologies - ENEM
Tutorial Education Program - UFCG History
PET History UFCG
University Extension
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011 (1).pdfENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011100.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.