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dc.description.resumoPresente em quase todas as aulas de História como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Livro Didático é o grande companheiro de professores e alunos, com este se mantém uma relação de aproximação e afastamento durante todo o ano letivo. Segundo Bittencourt (2009), não apenas o conteúdo curricular dos livros didáticos de História deve ser minuciosamente analisado pelos educadores/historiadores, mas também os discursos presentes nas imagens e nos textos, sobretudo, para identificar a manutenção de estereótipos. Objetivamos pensar sobre como é gestada a representação sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História, tornando inteligível como a identidade também é construída no espaço escolar e de como o livro didático contribui nesse processo. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída a partir daquilo que é similar, reconhecível, mas que também depende daquilo que é estranho e diferente para se contrastar. Para tanto, elencamos em nosso artigo a necessidade de trabalhar a questão da “diferença”, não para aboli-la, mas para entendê-la e desnaturalizar as verdades. A nossa discussão teve como ponto de partida o conceito de civilização gerado com o etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscamos analisar as representações sobre os povos indígenas e de como o “diferente”, sob a perspectiva civilizatória imposta pelos europeus, ainda se mantém presente nos manuais de História, perpetuando uma relação de distanciamento. Para isso, analisamos um dos exemplares de maior aceitação nas escolas públicas e privadas do Brasil, buscando perceber como os autores trabalham a questão da “diferença” entre índios e europeus, destacando assim, o Livro Didático como fonte de pesquisa. Com essa leitura, propomos a reflexão sobre a identidade, mas também, sobre o papel do educador e a sua difícil tarefa entre intervir ou reproduzir. Entre contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam a importância dos povos indígenas para a constituição do que somos, ou para reproduzir ideais preconceituosos e de distanciamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEntre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975-
dc.date.accessioned2024-03-07T21:27:16Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T21:27:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectPovos indígenas - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectRepresentações povos indígenas - livro didáticopt_BR
dc.subjectIdentidade indígenapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectPovos originários - Brasilpt_BR
dc.subjectÍndios - livro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de História - livro didáticopt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - History textbookpt_BR
dc.subjectRepresentations of indigenous peoples - textbookpt_BR
dc.subjectIndigenous identitypt_BR
dc.subjectIndigenouspt_BR
dc.subjectOriginal peoples - Brazilpt_BR
dc.subjectIndians - textbookpt_BR
dc.subjectTeaching History - textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Rosineide Alves de.-
dc.creatorFONTES, Welton Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween texts and images: representations of indigenous peoples in history textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

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ENTRE TEXTOS E IMAGENS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfEntre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 256.19 kBAdobe PDFView/Open


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