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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Presente em quase todas as aulas de História como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Livro Didático é o grande companheiro de professores e alunos, com este se mantém uma relação de aproximação e afastamento durante todo o ano letivo. Segundo Bittencourt (2009), não apenas o conteúdo curricular dos livros didáticos de História deve ser minuciosamente analisado pelos educadores/historiadores, mas também os discursos presentes nas imagens e nos textos, sobretudo, para identificar a manutenção de estereótipos. Objetivamos pensar sobre como é gestada a representação sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História, tornando inteligível como a identidade também é construída no espaço escolar e de como o livro didático contribui nesse processo. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída a partir daquilo que é similar, reconhecível, mas que também depende daquilo que é estranho e diferente para se contrastar. Para tanto, elencamos em nosso artigo a necessidade de trabalhar a questão da “diferença”, não para aboli-la, mas para entendê-la e desnaturalizar as verdades. A nossa discussão teve como ponto de partida o conceito de civilização gerado com o etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscamos analisar as representações sobre os povos indígenas e de como o “diferente”, sob a perspectiva civilizatória imposta pelos europeus, ainda se mantém presente nos manuais de História, perpetuando uma relação de distanciamento. Para isso, analisamos um dos exemplares de maior aceitação nas escolas públicas e privadas do Brasil, buscando perceber como os autores trabalham a questão da “diferença” entre índios e europeus, destacando assim, o Livro Didático como fonte de pesquisa. Com essa leitura, propomos a reflexão sobre a identidade, mas também, sobre o papel do educador e a sua difícil tarefa entre intervir ou reproduzir. Entre contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam a importância dos povos indígenas para a constituição do que somos, ou para reproduzir ideais preconceituosos e de distanciamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T21:27:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T21:27:16Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas - livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Representações povos indígenas - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Identidade indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Povos originários - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Índios - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - livro didático | pt_BR |
dc.subject | History textbook | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - History textbook | pt_BR |
dc.subject | Representations of indigenous peoples - textbook | pt_BR |
dc.subject | Indigenous identity | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.subject | Original peoples - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Indians - textbook | pt_BR |
dc.subject | Teaching History - textbook | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Rosineide Alves de. | - |
dc.creator | FONTES, Welton Souto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Between texts and images: representations of indigenous peoples in history textbooks. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
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ENTRE TEXTOS E IMAGENS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 256.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
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