Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho que se segue tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo programa nacional de financiamento da iniciação científica, PIBIC. A pesquisa intitulada: “AFRICANIDADES E AFROBRASILIDADES NA LEI 10.639/03 – UM OLHAR PARA AS ESCOLAS QUILOMBOLAS E AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB: CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE” objetiva investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente no após a instituição da Lei 10.63903 e outros documentos que contribuem para promoção do conhecimento da história e à valorização das características da cultura do povo negro, africano e afro-brasileiro, deste modo os ornamentos legais favorecem a afirmação identitária étnico-racial dos afrodescendentes presentes nas escolas e nas universidades. A Lei como fonte documental tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no âmbito do sistema público de educação. A pesquisa realizada pode ser classificada de cunho exploratório e descritivo, tomando como instrumentos procedimentais as fontes documentais que afirmam o reconhecimento da Pluralidade Cultural na escola. Durante a realização da primeira etapa da pesquisa, uma série de documentos foram lidos e analisados, dentre os nacionais: a Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução No 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008, documentos e diretrizes que intencionam trazer para as escolas a história em uma perspectiva ampliada e aprofundada das matrizes étnicas que contribuíram para formação do povo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977-
dc.date.accessioned2024-03-07T21:35:21Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T21:35:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/2003 - ensino de História africanapt_BR
dc.subjectHistória africana - ensinopt_BR
dc.subjectHistória Afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de História africanapt_BR
dc.subjectEnsino de História afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino obrigatório - História afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCurrículo - ensino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectLaw No. 10,639/2003 - teaching African Historypt_BR
dc.subjectAfrican history - teachingpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian History - teachingpt_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian Historypt_BR
dc.subjectCompulsory education - Afro-Brazilian historypt_BR
dc.subjectCurriculum - teaching African Historypt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIMENTA, Carla Liege Rodrigues.-
dc.creatorCRUZ, Maria Emanuela de Oliveira.-
dc.creatorNEPOMUCENO, Cristiane Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLaw 10,639/03 - mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history: ethnic-racial affirmation of Afro-descendants in public schools.pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTA, Carla Liege Rodrigues; CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEI 10.63903-OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfLei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011100.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.