Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O trabalho que se segue tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo programa nacional de financiamento da iniciação científica, PIBIC. A pesquisa intitulada: “AFRICANIDADES E AFROBRASILIDADES NA LEI 10.639/03 – UM OLHAR PARA AS ESCOLAS QUILOMBOLAS E AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB: CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE” objetiva investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente no após a instituição da Lei 10.63903 e outros documentos que contribuem para promoção do conhecimento da história e à valorização das características da cultura do povo negro, africano e afro-brasileiro, deste modo os ornamentos legais favorecem a afirmação identitária étnico-racial dos afrodescendentes presentes nas escolas e nas universidades. A Lei como fonte documental tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no âmbito do sistema público de educação. A pesquisa realizada pode ser classificada de cunho exploratório e descritivo, tomando como instrumentos procedimentais as fontes documentais que afirmam o reconhecimento da Pluralidade Cultural na escola. Durante a realização da primeira etapa da pesquisa, uma série de documentos foram lidos e analisados, dentre os nacionais: a Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução No 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008, documentos e diretrizes que intencionam trazer para as escolas a história em uma perspectiva ampliada e aprofundada das matrizes étnicas que contribuíram para formação do povo brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T21:35:21Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T21:35:21Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 10.639/2003 - ensino de História africana | pt_BR |
dc.subject | História africana - ensino | pt_BR |
dc.subject | História Afro-brasileira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História africana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino obrigatório - História afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Currículo - ensino de História da África | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Law No. 10,639/2003 - teaching African History | pt_BR |
dc.subject | African history - teaching | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian History - teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching African History | pt_BR |
dc.subject | Teaching Afro-Brazilian History | pt_BR |
dc.subject | Compulsory education - Afro-Brazilian history | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - teaching African History | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture - teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PIMENTA, Carla Liege Rodrigues. | - |
dc.creator | CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira. | - |
dc.creator | NEPOMUCENO, Cristiane Maria. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Law 10,639/03 - mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history: ethnic-racial affirmation of Afro-descendants in public schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Carla Liege Rodrigues; CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEI 10.63903-OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 100.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.