Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
Title: Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História.
Other Titles: Nation and nationalism: denaturalizing identities in history teaching.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque.
RAMALHO, Renan Vinícius de Alves.
Keywords: Ensino de História;Identidades;Nação e nacionalismo;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID;Colégio José Fernandes Machado;Documentos iconográficos;Recurso didático - documento iconográfico;Teaching History;Identities;Nation and nationalism;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID;José Fernandes Machado College;Iconographic documents;Didactic resource - iconographic document
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque; RAMALHO, Renan Vinícius de Alves. Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho apresentado a seguir é integrante do Programa institucional de bolsa a iniciação a docência, PIBID, em atividade com o departamento de história da UFRN financiado pela CAPES. As seguintes atividades foram realizadas no colégio José Fernandes Machado sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Fátima Martins Lopes. O tema, identidade, foi uma das propostas trabalhadas pelo PIBID História UFRN. O grupo trabalhou sob a orientação temática das identidades históricas, em que conceitos como a nação e nacionalismo tornaram-se objeto de ensino. Sob esta perspectiva de ensino, entendemos que a prática escolar se define enquanto geradora de autonomia, ou seja, de habilidades que ultrapassem as fronteiras das escolas; que acompanhe o aluno nas demandas da vida prática e os conduzam a um exercício da cidadania de maneira consciente. Nesse sentido, o ensino de histórica é responsável por estimular a consciência histórica do aluno, atribuindo-lhe diferente capacidade de perceber sua realidade, compreendendo como a sociedade é construída por sujeitos que fazem uso de memória na construção de suas diversas identidades. Partimos da premissa que as identidades são historicamente construídas, constituem como operação que lida com simbologias e representações. Nessa perspectiva, utilizamos como recurso didático documentos iconográficos, imagens que expressem simbolicamente as diversas manifestações culturais de identidade. A temática é relevante, na medida em que a naturalização das identidades é constante objeto de uso político e social. Trata-se de compreender e, sobre tudo, desconstruí-lo, criticar, esmiuçar suas operações históricas. Desenvolver a temática a partir de referências historiográficas como Erick Hobsbawn, Nação e Nacionalismo, estreitando a relação entre a escola e as discussões acadêmicas. Analisar seus conceitos e historicidade é desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno de perceber os elementos que permeiam o seu cotidiano, elementos que estão naturalizados no seu censo comum. É emergir em uma relação conflituosa do aluno em sua compreensão histórica, tornar o ensino de História ferramenta de construção e conscientização de sua cidadania.
Keywords: Ensino de História
Identidades
Nação e nacionalismo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Colégio José Fernandes Machado
Documentos iconográficos
Recurso didático - documento iconográfico
Teaching History
Identities
Nation and nationalism
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
José Fernandes Machado College
Iconographic documents
Didactic resource - iconographic document
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAÇÃO E NACIONALISMO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfNação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011234.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.