Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho apresentado a seguir é integrante do Programa institucional de bolsa a iniciação a docência, PIBID, em atividade com o departamento de história da UFRN financiado pela CAPES. As seguintes atividades foram realizadas no colégio José Fernandes Machado sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Fátima Martins Lopes. O tema, identidade, foi uma das propostas trabalhadas pelo PIBID História UFRN. O grupo trabalhou sob a orientação temática das identidades históricas, em que conceitos como a nação e nacionalismo tornaram-se objeto de ensino. Sob esta perspectiva de ensino, entendemos que a prática escolar se define enquanto geradora de autonomia, ou seja, de habilidades que ultrapassem as fronteiras das escolas; que acompanhe o aluno nas demandas da vida prática e os conduzam a um exercício da cidadania de maneira consciente. Nesse sentido, o ensino de histórica é responsável por estimular a consciência histórica do aluno, atribuindo-lhe diferente capacidade de perceber sua realidade, compreendendo como a sociedade é construída por sujeitos que fazem uso de memória na construção de suas diversas identidades. Partimos da premissa que as identidades são historicamente construídas, constituem como operação que lida com simbologias e representações. Nessa perspectiva, utilizamos como recurso didático documentos iconográficos, imagens que expressem simbolicamente as diversas manifestações culturais de identidade. A temática é relevante, na medida em que a naturalização das identidades é constante objeto de uso político e social. Trata-se de compreender e, sobre tudo, desconstruí-lo, criticar, esmiuçar suas operações históricas. Desenvolver a temática a partir de referências historiográficas como Erick Hobsbawn, Nação e Nacionalismo, estreitando a relação entre a escola e as discussões acadêmicas. Analisar seus conceitos e historicidade é desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno de perceber os elementos que permeiam o seu cotidiano, elementos que estão naturalizados no seu censo comum. É emergir em uma relação conflituosa do aluno em sua compreensão histórica, tornar o ensino de História ferramenta de construção e conscientização de sua cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleNação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979-
dc.date.accessioned2024-03-07T22:53:46Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T22:53:46Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectNação e nacionalismopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectColégio José Fernandes Machadopt_BR
dc.subjectDocumentos iconográficospt_BR
dc.subjectRecurso didático - documento iconográficopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectNation and nationalismpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDpt_BR
dc.subjectJosé Fernandes Machado Collegept_BR
dc.subjectIconographic documentspt_BR
dc.subjectDidactic resource - iconographic documentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque.-
dc.creatorRAMALHO, Renan Vinícius de Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNation and nationalism: denaturalizing identities in history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque; RAMALHO, Renan Vinícius de Alves. Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAÇÃO E NACIONALISMO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfNação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011234.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.