Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O trabalho apresentado a seguir é integrante do Programa institucional de bolsa a iniciação a docência, PIBID, em atividade com o departamento de história da UFRN financiado pela CAPES. As seguintes atividades foram realizadas no colégio José Fernandes Machado sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Fátima Martins Lopes. O tema, identidade, foi uma das propostas trabalhadas pelo PIBID História UFRN. O grupo trabalhou sob a orientação temática das identidades históricas, em que conceitos como a nação e nacionalismo tornaram-se objeto de ensino. Sob esta perspectiva de ensino, entendemos que a prática escolar se define enquanto geradora de autonomia, ou seja, de habilidades que ultrapassem as fronteiras das escolas; que acompanhe o aluno nas demandas da vida prática e os conduzam a um exercício da cidadania de maneira consciente. Nesse sentido, o ensino de histórica é responsável por estimular a consciência histórica do aluno, atribuindo-lhe diferente capacidade de perceber sua realidade, compreendendo como a sociedade é construída por sujeitos que fazem uso de memória na construção de suas diversas identidades. Partimos da premissa que as identidades são historicamente construídas, constituem como operação que lida com simbologias e representações. Nessa perspectiva, utilizamos como recurso didático documentos iconográficos, imagens que expressem simbolicamente as diversas manifestações culturais de identidade. A temática é relevante, na medida em que a naturalização das identidades é constante objeto de uso político e social. Trata-se de compreender e, sobre tudo, desconstruí-lo, criticar, esmiuçar suas operações históricas. Desenvolver a temática a partir de referências historiográficas como Erick Hobsbawn, Nação e Nacionalismo, estreitando a relação entre a escola e as discussões acadêmicas. Analisar seus conceitos e historicidade é desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno de perceber os elementos que permeiam o seu cotidiano, elementos que estão naturalizados no seu censo comum. É emergir em uma relação conflituosa do aluno em sua compreensão histórica, tornar o ensino de História ferramenta de construção e conscientização de sua cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T22:53:46Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T22:53:46Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Nação e nacionalismo | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Colégio José Fernandes Machado | pt_BR |
dc.subject | Documentos iconográficos | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - documento iconográfico | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Identities | pt_BR |
dc.subject | Nation and nationalism | pt_BR |
dc.subject | Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID | pt_BR |
dc.subject | José Fernandes Machado College | pt_BR |
dc.subject | Iconographic documents | pt_BR |
dc.subject | Didactic resource - iconographic document | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque. | - |
dc.creator | RAMALHO, Renan Vinícius de Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Nation and nationalism: denaturalizing identities in history teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque; RAMALHO, Renan Vinícius de Alves. Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NAÇÃO E NACIONALISMO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 234.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.