Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981
Title: O retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história.
Other Titles: The return of biographies: for new approaches in history classes.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, José do Egito Negreiros.
Keywords: Biografias;Ensino de História;Aulas de História;História vista de baixo;Histórias de vida;Biographies;Teaching History;History Classes;History seen from below;History seen from below
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, José do Egito Negreiros. O retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem o propósito de sugerir novos temas para as aulas de história. O cenário atual do ensino de história sugere a emergência de novos objetos para se trabalhar nas escolas dos ensinos fundamental e médio. Como professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tenho trabalhado nas disciplinas de Prática Pedagógica e de Estágios, a temática, “Novos temas nas aulas de história”, objetivando aproximar a realidade das pesquisas ao conteúdo escolar. Os temas que podemos destacar como propostas para inovar nas aulas de história vão: dos “direitos humanos” ao “meio ambiente”, da “história regional” à “história integrada”, e, das questões envolvendo “gênero” até o chamado retorno das “Biografias”. Contudo, nosso trabalho será específico, dentre os temas apresentados, às biografias. As biografias são lembradas por nossos pais como assuntos que falavam dos heróis, de uma história alicerçada nas datas, nos acontecimentos decisivos de etapas históricas, como por exemplo, “O grito do Ipiranga de D. Pedro I”. Entretanto, não abordaremos aquelas biografias, típicas de uma história “vista de cima”, que seguiam uma metodologia da história metódica. Pelo contrário, Pretendemos demonstrar como a pesquisa historiografia passou por mudanças teóricas e metodológicas, dando oportunidades a novos sujeitos históricos. Trata-se da chamada “história vista de baixo”, como é o caso dos olhares lançados por um Carlo Ginzburg, um Michel Foucault ou uma Natalie Zemon Davis. As pesquisas desses autores deram visibilidades aos homens comuns, ou homens infames, como sugeriu o Foucault, que destacou o aparecimento desses sujeitos na escrita histórica por terem sidos atravessados pelas relações de poder, que imperavam na era clássica, por exemplo. Deste modo, entendemos que os professores dos ensinos fundamental e médio, podem apropriar-se desta historiografia, trabalhando nas escolas as histórias de vida de pessoas comuns, mostrando, assim, que todas as pessoas são sujeitos históricos, e que, qualquer um de nós poderá ser lembrado nas narrativas de Clio.
Keywords: Biografias
Ensino de História
Aulas de História
História vista de baixo
Histórias de vida
Biographies
Teaching History
History Classes
History seen from below
History seen from below
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O RETORNO DAS BIOGRAFIAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfO retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011144.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.