Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo tem o propósito de sugerir novos temas para as aulas de história. O cenário atual do ensino de história sugere a emergência de novos objetos para se trabalhar nas escolas dos ensinos fundamental e médio. Como professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tenho trabalhado nas disciplinas de Prática Pedagógica e de Estágios, a temática, “Novos temas nas aulas de história”, objetivando aproximar a realidade das pesquisas ao conteúdo escolar. Os temas que podemos destacar como propostas para inovar nas aulas de história vão: dos “direitos humanos” ao “meio ambiente”, da “história regional” à “história integrada”, e, das questões envolvendo “gênero” até o chamado retorno das “Biografias”. Contudo, nosso trabalho será específico, dentre os temas apresentados, às biografias. As biografias são lembradas por nossos pais como assuntos que falavam dos heróis, de uma história alicerçada nas datas, nos acontecimentos decisivos de etapas históricas, como por exemplo, “O grito do Ipiranga de D. Pedro I”. Entretanto, não abordaremos aquelas biografias, típicas de uma história “vista de cima”, que seguiam uma metodologia da história metódica. Pelo contrário, Pretendemos demonstrar como a pesquisa historiografia passou por mudanças teóricas e metodológicas, dando oportunidades a novos sujeitos históricos. Trata-se da chamada “história vista de baixo”, como é o caso dos olhares lançados por um Carlo Ginzburg, um Michel Foucault ou uma Natalie Zemon Davis. As pesquisas desses autores deram visibilidades aos homens comuns, ou homens infames, como sugeriu o Foucault, que destacou o aparecimento desses sujeitos na escrita histórica por terem sidos atravessados pelas relações de poder, que imperavam na era clássica, por exemplo. Deste modo, entendemos que os professores dos ensinos fundamental e médio, podem apropriar-se desta historiografia, trabalhando nas escolas as histórias de vida de pessoas comuns, mostrando, assim, que todas as pessoas são sujeitos históricos, e que, qualquer um de nós poderá ser lembrado nas narrativas de Clio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981-
dc.date.accessioned2024-03-07T22:56:37Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T22:56:37Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBiografiaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectAulas de Históriapt_BR
dc.subjectHistória vista de baixopt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectBiographiespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory Classespt_BR
dc.subjectHistory seen from belowpt_BR
dc.subjectHistory seen from belowpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, José do Egito Negreiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe return of biographies: for new approaches in history classes.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, José do Egito Negreiros. O retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34981pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O RETORNO DAS BIOGRAFIAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfO retorno das biografias: por novas abordagens nas aulas de história. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011144.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.