Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
Title: O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental.
Other Titles: History teaching and social subjects: analyzes of teacher training in the face of cinematographic resources as a documentary source.
???metadata.dc.creator???: AM NCIO, Karina Maria de Lima.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Ensino de História;Cinema e ensino de História;Recurso cinematográfico - ensino de História;Cinema como fonte documental;Fonte documental - cinema;Cinema como fonte histórica;Formação de professores - História;Cultura afro-brasileira - cinema;Negros - representação no cinema;Teaching History;Cinema and History teaching;Cinematic resource - History teaching;Cinema as a documentary source;Documentary source - cinema;Cinema as a historical source;Teacher training - History;Afro-Brazilian culture - cinema;Blacks - representation in cinema
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AM NCIO, Karina Maria de Lima; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando a grande relevância dada à temática da formação de professores na atualidade e a utilização de recursos que o auxiliem nesse processo com o tema proposto, pretendemos suprir as falhas e saber como este assunto é abordado na escola, desde a formação do professor, durante sua graduação, em sua formação continuada, até como isso repercute em sala de aula, quando o professor passa a atuar, de maneira a respingar o que lhe foi passado e compreendido durante sua formação. O ambiente escolar necessita deste olhar diante das mudanças ocorridas no currículo escolar e contemplando a diversidade étnica, social, política e econômica existente na escola. Dentre os aspectos metodológicos foram utilizados análise do conteúdo de cinema, que aborda temáticas sobre o negro (a) procurando perceber como neles esse assunto é abordado e como auxilia o professor em seu processo de formação. Dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa é discutir a formação do professor de história na atualidade, a diversidade cultural existente e os recursos utilizados por ele em seu cotidiano como fontes documentais e no caso trabalhado o cinema, tomando por norte em especial a cultura afro-brasileira.
Keywords: Ensino de História
Cinema e ensino de História
Recurso cinematográfico - ensino de História
Cinema como fonte documental
Fonte documental - cinema
Cinema como fonte histórica
Formação de professores - História
Cultura afro-brasileira - cinema
Negros - representação no cinema
Teaching History
Cinema and History teaching
Cinematic resource - History teaching
Cinema as a documentary source
Documentary source - cinema
Cinema as a historical source
Teacher training - History
Afro-Brazilian culture - cinema
Blacks - representation in cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE HISTÓRIA E OS SUJEITOS SOCIAIS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfO ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011113 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.