Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Considerando a grande relevância dada à temática da formação de professores na atualidade e a utilização de recursos que o auxiliem nesse processo com o tema proposto, pretendemos suprir as falhas e saber como este assunto é abordado na escola, desde a formação do professor, durante sua graduação, em sua formação continuada, até como isso repercute em sala de aula, quando o professor passa a atuar, de maneira a respingar o que lhe foi passado e compreendido durante sua formação. O ambiente escolar necessita deste olhar diante das mudanças ocorridas no currículo escolar e contemplando a diversidade étnica, social, política e econômica existente na escola. Dentre os aspectos metodológicos foram utilizados análise do conteúdo de cinema, que aborda temáticas sobre o negro (a) procurando perceber como neles esse assunto é abordado e como auxilia o professor em seu processo de formação. Dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa é discutir a formação do professor de história na atualidade, a diversidade cultural existente e os recursos utilizados por ele em seu cotidiano como fontes documentais e no caso trabalhado o cinema, tomando por norte em especial a cultura afro-brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T22:57:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T22:57:15Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cinema e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Recurso cinematográfico - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cinema como fonte documental | pt_BR |
dc.subject | Fonte documental - cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema como fonte histórica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - História | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - cinema | pt_BR |
dc.subject | Negros - representação no cinema | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History teaching | pt_BR |
dc.subject | Cinematic resource - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Cinema as a documentary source | pt_BR |
dc.subject | Documentary source - cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema as a historical source | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture - cinema | pt_BR |
dc.subject | Blacks - representation in cinema | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AM NCIO, Karina Maria de Lima. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | History teaching and social subjects: analyzes of teacher training in the face of cinematographic resources as a documentary source. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AM NCIO, Karina Maria de Lima; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE HISTÓRIA E OS SUJEITOS SOCIAIS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 113 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.