Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/1143006946997252pt_BR
dc.creator.LattesSALES, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesGUERRA, L. D.pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA , Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee2VILLOTA , José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.referee3COSTA , Jussara Carneiro.-
dc.contributor.referee4LEON, Adriano Azevedo Gomes de.-
dc.description.resumoA ideia central desta tese compreende que a experiência de escolarização, sob o recorte de gênero e orientação sexual, é atravessada por uma ambivalência que tenta alinhavar duas dimensões antagônicas e não excludentes que permeiam os espaços escolar e extraescolar, a saber: 1) os regimes de controle das expressões consideradas dissidentes de gênero e orientação sexual; 2) a produção performativa em termos de promoção do respeito à diversidade. O objetivo deste trabalho é problematizar as ambivalências estabelecidas entre os regimes de controle das dissidências e as discursividades que apelam para o respeito à diversidade a partir da experiência de escolarização, focalizando a atuação dos regimes de inteligibilidade, visibilidade e dizibilidade de gênero e orientação sexual no espaço escolar. A perspectiva teórica adotada parte das reflexões foucaultianas, conectando-as ao debate estabelecido no campo dos estudos de gêneros e sexualidades para compreender as nuances desse objeto a partir da escola, sobretudo situando-a com um espaço multifacetado, complexo e dinâmico. A metodologia utilizada inclui a observação direta de inspiração etnográfica, bem como a aplicação de questionários para estudantes, professores e equipe gestora. Também realizei entrevista semiestruturada com professora/es, com o gestor, funcionários e estudantes da segunda escola selecionada para o estudo. Dentre os principais resultados destacamos a comprovação das ambivalências que enformam a experiência de escolarização sob o recorte de gênero e orientação sexual. Outro resultado importante passa pelas disputas do espaço escolar por agendas conservadoras traduzidas em discursos que apontam para o protagonismo e ao mesmo tempo demanda a manutenção das relações assimétricas relativas às variáveis supracitadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais.pt_BR
dc.titleAs dobras da ambiguidade: a tessitura das performances de gênero e orientação sexual no espaço escolar.pt_BR
dc.date.issued2023-08-31-
dc.description.abstractThe central idea of this thesis understands that the schooling experience, under the scope of gender and sexual orientation, is crossed by an ambivalence that tries to align two antagonistic and non-excluding dimensions that permeate the school and extra-school spaces, namely: 1) the regimes control of expressions considered dissident of gender and sexual orientation; 2) performative production in terms of promoting respect for diversity. The objective of this work is to problematize the ambivalences established between the regimes of control of dissent and the discourses that call for respect for diversity based on the schooling experience, focusing on the performance of the regimes of intelligibility, visibility and sayability of gender and sexual orientation in the school space. The theoretical perspective adopted starts from Foucault's reflections, connecting them to the debate established in the field of gender and sexualities studies to understand the nuances of this object from the school, especially situating it with a multifaceted, complex and dynamic space. The methodology used includes direct observation of ethnographic inspiration, as well as the application of questionnaires to students, professors and the management team. I also conducted a semi-structured interview with teachers, the manager, employees and students of the second school selected for the study. Among the main results, we highlight the confirmation of the ambivalences that shape the schooling experience from the point of view of gender and sexual orientation. Another important result is the disputes in the school space for conservative agendas translated into discourses that point to protagonism and at the same time demand the maintenance of asymmetrical relationships related to the aforementioned variables.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34988-
dc.date.accessioned2024-03-08T00:57:49Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-08T00:57:49Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectNegociações de performances de gênero e de orientação sexualpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectNegotiations of gender and sexual orientation performancespt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Romualdo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe folds of ambiguity: the fabric of gender and sexual orientation performances in the school space.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSALES, Romualdo da Silva. As dobras da ambiguidade: a tessitura das performances de gênero e orientação sexual no espaço escolar. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMUALDO DA SILVA SALES – TESE (PPGCS) 2023.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.