Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T11:26:34Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T11:26:34Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Poesia de cordel | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | String poetry | pt_BR |
dc.subject | Literature of twine | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Didactic resource - cordel literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARQUES, Andrea Cristina. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Practicing interdisciplinarity: cordel poetry as a source for teaching history. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Praticando a interdisciplinaridade - II seminário nacional de fontes históricas GT 10 2011. | 124.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.