Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePraticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990-
dc.date.accessioned2024-03-08T11:26:34Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T11:26:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectString poetrypt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectDidactic resource - cordel literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Andrea Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePracticing interdisciplinarity: cordel poetry as a source for teaching history.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfPraticando a interdisciplinaridade - II seminário nacional de fontes históricas GT 10 2011.124.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.