Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
Title: Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
Other Titles: Practicing interdisciplinarity: cordel poetry as a source for teaching history.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Andrea Cristina.
Keywords: Poesia de cordel;Literatura de cordel;Interdisciplinaridade;Ensino de História;Recurso didático - literatura de cordel;String poetry;Literature of twine;Interdisciplinarity;Teaching History;Didactic resource - cordel literature
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
???metadata.dc.description.resumo???: O uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior.
Keywords: Poesia de cordel
Literatura de cordel
Interdisciplinaridade
Ensino de História
Recurso didático - literatura de cordel
String poetry
Literature of twine
Interdisciplinarity
Teaching History
Didactic resource - cordel literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfPraticando a interdisciplinaridade - II seminário nacional de fontes históricas GT 10 2011.124.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.