Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/350
Title: Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes.
Other Titles: Exploring the relationships between aspects of musical novelties and the preferences of listeners.
探索音乐新奇方面与听众偏好之间的关系。
Explorer les relations entre les aspects des nouveautés musicales et les préférences des auditeurs.
Explorando las relaciones entre los aspectos de novedades musicales y las preferencias por los oyentes.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Andryw Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Raquel Vigolvino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Fabrício Benevenuto de.
Keywords: Recuperação da Informação Musical;Novidades Musicais;Ouvintes - preferencias musicais;Música - sistema de recomendação;Hábitos de escura - músicas;Plataformas musicais;Music Information Retrieval;Récupération de l'information musicale;Recuperación de la Información Musical;Music - recommendation system
Issue Date: 5-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOs, Andryw Marques. Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes. 2014. 88f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Abuscapornovidadesmusicais,sejamelasmúsicas,álbunsouartistas,éumaspectocentral no hábito das pessoas quando se trata de música. E esta procura aumentou principalmente porcausadagrandequantidadedemúsicadisponívelecomfácilacessoproporcionadopelo avanço de tecnologias como Last.FM, Spotify, Youtube, Itunes, entre outros. Porém, devido a esta grande disponibilidade, nem sempre é fácil a descoberta de novidades que sejam relevantes. Para resolver este problema, muitos esforços foram elaborados. O presente trabalho tenta expandir estes esforços tratando a novidade de maneira multidimensional, de acordo com dois aspectos: familiaridade (o quanto o ouvinte conhece outras músicas/ artistas similares à novidade) e popularidade (o quão essa música / artista é conhecida pelos ouvintes em geral). Esta visão multidimensional da novidade é uma visão mais rica e pode aperfeiçoar ferramentas que dão suporte a descoberta de novidades para ouvintes, como sistemas de recomendação, sites, fóruns, etc. Desta maneira analisamos as preferências dos ouvintes por artistas com novidade (artistas que nunca foram escutados anteriormente pelo ouvinte) baseadas nestes dois aspectos. Para isso foi estudado os hábitos de escuta dos usuários do Last.FM, rede social musical que registra o que os usuários escutam. Os resultados sugerem que não existe uma preferência geral dos ouvintes po ralguma specto das novidades. Os ouvintes tendem a formar grupos baseados nas preferências pelos aspectos das novidades. Estes resultados sugerem um tratamento específico para estes grupos de ouvintes, como um sistema de recomendação que leve em conta estas preferências. Outro estudo realizado neste trabalho compara as preferências dos ouvintes pelos aspectos tanto dos artistas com novidade quanto dos artistas já conhecidos. Este estudo apontou que as preferências dos ouvintes para estes dois âmbitos são diferentes, onde os ouvintes tendem a formar grupos baseados nestas diferentes preferências. Este resultado implica que o âmbito das novidades e o âmbito do que já se conhece não deve ser tratado da mesma maneira.
Abstract: The search for new music, e.g. songs tracks, albums or artists, is a central aspect in the people’s listening habit. And this pursuit increased because of the large amount of available music and the easy access provided by the advance of technologies like Last.FM, Sportify, Youtube, Itunes. However, due to this high music availability, it is not always easy to discover relevant novelties. This study attempts to expand the studies about music novelties by investigating how the music preferences of listeners are affected by two different aspects of novel artists: familiarity (how much the listener knows other artists similar to the novelty) and popularity (how this artist is known by listeners in general). The study supports this multidimensional view of novelty, which is a richer view and it enables the improvement of tools that support the discovery of music novelties for listeners, as recommender systems, websites,forums,etc. WecollectedandanalyzedhistoricaldatafromLast.fmusers,apopular online music discovery service. The results suggest that there is not a general preference for some aspect of novelty. Listeners tend to form groups based on the preferences for the novelty aspects. These results suggest a specific treatment for these groups of listeners, e.g., a recommendation system considering these preferences. Another study performed compares the listeners preferences by aspects of both novelty artists and artists already known. This study showed that the listeners preferences for these two spheres are different, where listeners tend to form groups based on these different preferences. This result implies that the scope of novelty and the scope of what is already known should not be treated the same way.
Keywords: Recuperação da Informação Musical
Novidades Musicais
Ouvintes - preferencias musicais
Música - sistema de recomendação
Hábitos de escura - músicas
Plataformas musicais
Music Information Retrieval
Récupération de l'information musicale
Recuperación de la Información Musical
Music - recommendation system
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/350
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRYW MARQUES RAMOS - DISSERTAÇÃO PPGCC 2014..pdfAndryw Marques Ramos - Dissertação PPGCC 2014.15.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.