Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007
Title: | Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. |
Other Titles: | Mathematics laboratory at the museum: uses and perspectives. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. BRITO, Leonardo Lira de. ANDRADE, Silvanio de. |
Keywords: | Laboratório de matemática;Museu e educação;Matemática no museu;Educação matemática;Materiais manipuláveis;Ensino de matemática;Laboratório de ensino de matemática;Museu Vivo de Ciência e Tecnologia;Material didático - ensino de matemática;Recursos didáticos - ensino de matemática;Math Lab;Museum and education;Mathematics in the museum;Mathematics education;Manipulable materials;Teaching mathematics;Mathematics Teaching Laboratory;Living Museum of Science and Technology;Didactic material - mathematics teaching;Teaching resources - mathematics teaching |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo (organizadora); BRITO, Leonardo Lira de; ANDRADE, Silvanio de. Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-278-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente livro tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos. |
Keywords: | Laboratório de matemática Museu e educação Matemática no museu Educação matemática Materiais manipuláveis Ensino de matemática Laboratório de ensino de matemática Museu Vivo de Ciência e Tecnologia Material didático - ensino de matemática Recursos didáticos - ensino de matemática Math Lab Museum and education Mathematics in the museum Mathematics education Manipulable materials Teaching mathematics Mathematics Teaching Laboratory Living Museum of Science and Technology Didactic material - mathematics teaching Teaching resources - mathematics teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática. Educação. Museologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU - E-BOOK EDUFCG 2024.pdf | Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. - E-book Edufcg 2024 | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.