Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041
Title: A singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff.
Other Titles: The singularity of the feminine: the construction of Dilma Rousseff's public image.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
Keywords: Dilma rousseff - imagem pública;Campanhas eleitorais - Dilma Rousseff;Gênero;Feminino - singularidade;Singularidade do feminino;Candidatas femininas;Mulheres políticas;Dilma Rousseff - public image;Election campaigns - Dilma Rousseff;Gender;Feminine - uniqueness;Singularity of the feminine;Female candidates;Political women
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. A singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo analisa as Campanhas Eleitorais da candidata à Presidência da República do Brasil, Dilma Rousseff. O objetivo principal é descrever como a candidata construiu a sua Imagem Pública baseada na singularidade do feminino. Em outras palavras, como se utilizou do gênero feminino, do ser “mulher”, para conquistar o voto do eleitor. O espaço político, apesar de muita resistência, tem sido paulatinamente preenchido por mulheres. A construção de candidaturas voltadas para o “ser mulher” é a peça fundamental dessa inserção. Discursos, comportamentos e gestos alusivos a valores e qualidades femininas são alguns dos recursos utilizados pelas candidatas. Sensibilidade, cuidado, zelo, honestidade e moralidade são palavras constantemente empregadas quando se faz referência às mulheres. Unir esse espaço pessoal e privado ao público e político tem sido a “carta na manga ” das candidaturas femininas. Para dar conta de nossa análise utilizamos como fonte principal de dados as mídias e redes sociais, particularmente os blogs, da citada candidata, nas Eleições do ano de 2010 e neles observamos como o gênero feminino foi ampla e exaustivamente utilizado em busca da construção de uma singularidade para o feminino.
Keywords: Dilma rousseff - imagem pública
Campanhas eleitorais - Dilma Rousseff
Gênero
Feminino - singularidade
Singularidade do feminino
Candidatas femininas
Mulheres políticas
Dilma Rousseff - public image
Election campaigns - Dilma Rousseff
Gender
Feminine - uniqueness
Singularity of the feminine
Female candidates
Political women
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A SINGULARIDADE DO FEMININO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdfA singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011118.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.