Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo analisa as Campanhas Eleitorais da candidata à Presidência da República do Brasil, Dilma Rousseff. O objetivo principal é descrever como a candidata construiu a sua Imagem Pública baseada na singularidade do feminino. Em outras palavras, como se utilizou do gênero feminino, do ser “mulher”, para conquistar o voto do eleitor. O espaço político, apesar de muita resistência, tem sido paulatinamente preenchido por mulheres. A construção de candidaturas voltadas para o “ser mulher” é a peça fundamental dessa inserção. Discursos, comportamentos e gestos alusivos a valores e qualidades femininas são alguns dos recursos utilizados pelas candidatas. Sensibilidade, cuidado, zelo, honestidade e moralidade são palavras constantemente empregadas quando se faz referência às mulheres. Unir esse espaço pessoal e privado ao público e político tem sido a “carta na manga ” das candidaturas femininas. Para dar conta de nossa análise utilizamos como fonte principal de dados as mídias e redes sociais, particularmente os blogs, da citada candidata, nas Eleições do ano de 2010 e neles observamos como o gênero feminino foi ampla e exaustivamente utilizado em busca da construção de uma singularidade para o feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041-
dc.date.accessioned2024-03-12T21:15:06Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T21:15:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDilma rousseff - imagem públicapt_BR
dc.subjectCampanhas eleitorais - Dilma Rousseffpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminino - singularidadept_BR
dc.subjectSingularidade do femininopt_BR
dc.subjectCandidatas femininaspt_BR
dc.subjectMulheres políticaspt_BR
dc.subjectDilma Rousseff - public imagept_BR
dc.subjectElection campaigns - Dilma Rousseffpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminine - uniquenesspt_BR
dc.subjectSingularity of the femininept_BR
dc.subjectFemale candidatespt_BR
dc.subjectPolitical womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe singularity of the feminine: the construction of Dilma Rousseff's public image.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Elizabeth Christina de Andrade. A singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35041pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A SINGULARIDADE DO FEMININO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdfA singularidade do feminino: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011118.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.