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dc.description.resumoA consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleAs relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042-
dc.date.accessioned2024-03-12T21:16:29Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T21:16:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.subjectCiclo do Recife - cinemapt_BR
dc.subjectFeminino - produção fílmica - representaçãopt_BR
dc.subjectMulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recifept_BR
dc.subjectHistória das mulheres e cinemapt_BR
dc.subjectAitaré da Praia - cinema - Gentil Roizpt_BR
dc.subjectGentil Roiz - Aitaré da Praia - filmept_BR
dc.subjectAri Severo - A filha do advogado - filmept_BR
dc.subjectlha do advogado - cinema - Ari Severopt_BR
dc.subjectPernambuco - Cinemapt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectNational cinemapt_BR
dc.subjectRecife Cycle - cinemapt_BR
dc.subjectFemale - film production - representationpt_BR
dc.subjectWomen and Brazilian cinema - Recife cyclept_BR
dc.subjectWomen's history and cinemapt_BR
dc.subjectAitaré da Praia - cinema - Gentil Roizpt_BR
dc.subjectGentil Roiz - Aitaré da Praia - filmpt_BR
dc.subjectAri Severo - The lawyer's daughter - filmpt_BR
dc.subjectlawyer's daughter - cinema - Ari Severopt_BR
dc.subjectPernambuco - Cinemapt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Jéssika Évelyn Leitão.-
dc.creatorGOMES, Alberon de Lemos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926).pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

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AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O CICLO DO RECIFE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdfAs relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011115.03 kBAdobe PDFView/Open


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