Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T21:17:08Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T21:17:08Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Bossa nova | pt_BR |
dc.subject | Corpo feminino e música | pt_BR |
dc.subject | Música e corpo | pt_BR |
dc.subject | Beleza feminina - anos 60 - música | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Teresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Branco | pt_BR |
dc.subject | Female body and music | pt_BR |
dc.subject | Music and body | pt_BR |
dc.subject | Female beauty - 60s - music | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Teresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Branco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Jorilene Barros da Silva. | - |
dc.creator | NUNES, Mariângela Vasconcelos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | She belongs to no one: the prelude to bossa, inventing forms of beauty and love. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELA NÃO É DE NINGUÉM - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf | Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011 | 91.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.