Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEla não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043-
dc.date.accessioned2024-03-12T21:17:08Z-
dc.date.available2024-03-12T21:17:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBossa novapt_BR
dc.subjectCorpo feminino e músicapt_BR
dc.subjectMúsica e corpopt_BR
dc.subjectBeleza feminina - anos 60 - músicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Brancopt_BR
dc.subjectFemale body and musicpt_BR
dc.subjectMusic and bodypt_BR
dc.subjectFemale beauty - 60s - musicpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectProfessor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Brancopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Jorilene Barros da Silva.-
dc.creatorNUNES, Mariângela Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeShe belongs to no one: the prelude to bossa, inventing forms of beauty and love.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELA NÃO É DE NINGUÉM - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdfEla não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 201191.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.