Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35051
Title: O corpo na cidadania e na pederastia atenienses: o olhar de Aristófanes e o surgimento de discriminações ao papel homoafetivo.
Other Titles: The body in Athenian citizenship and pederasty: Aristophanes' perspective and the emergence of discrimination against the same-sex role.
???metadata.dc.creator???: BONIFÁCIO, Luiz Henrique.
Keywords: Corpo - cidadania ateniense;Pederastia ateniense;Aristófanes;Homoafetividade - Grécia antiga;Homem e pederastia - Grécia antiga;Teatro grego;Body - Athenian citizenship;Athenian pederasty;Aristophanes;Homoaffectivity - Ancient Greece;Man and pederasty - Ancient Greece;Greek theater
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BONIFÁCIO, Luiz Henrique. O corpo na cidadania e na pederastia atenienses: o olhar de Aristófanes e o surgimento de discriminações ao papel homoafetivo. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35051
???metadata.dc.description.resumo???: O Teatro Grego foi um elemento cultural bastante significativo da sociedade grega, tanto no aspecto mitológico quanto no sócio-cultural e no político. As comédias do teatro grego clássico são ferramentas lúdicas para o estudo da História dos gregos antigos, mas, além disso, são ricas fontes para a análise de questionamentos que foram importantes para os antigos e que ainda o são atualmente. Assim, as obras do comediógrafo Aristófanes (século V e IV a.C.) serviram como base de uma pesquisa PIBIC que deu origem a este trabalho, que propõe a divulgação à comunidade acadêmica das observações quanto aos diferentes pontos de vista dos gregos antigos do século V a. C. com relação ao papel do homem na pederastia, associando, ou não, as práticas sexuais desta relação ao surgimento da homossexualidade, através da homoafetividade e do homoerotismo em que estavam envolvidos o s agentes de tal prática. Assim, pode-se observar também o surgimento de estereótipos homossexuais que perpassaram o tempo, tornando-se preconceitos em tempos mais avançados, mas que na sociedade grega eram discriminados por uns e aceitos por outros grupos. Nesse processo de aceitação ou discriminação, pode-se perceber nas obras de Aristófanes que o aspecto físico é muito importante, denotando poder ou supressão de poder, exprimindo aceitação ou discriminação de certas práticas. Aristófanes, vale salientar, foi um escritor conhecido por fazer críticas sociais em defesa das classes menos abastadas de sua sociedade, portanto, é considerado aqui como a voz dessas classes no meio social público ateniense. É interesse deste trabalho apresentar resultados obtidos em pouco mais de um ano de pesquisa e fazer questionamentos sobre a condição atual das homofobias em uma sociedade que é considerada dominada pela heteronormatividade.
Keywords: Corpo - cidadania ateniense
Pederastia ateniense
Aristófanes
Homoafetividade - Grécia antiga
Homem e pederastia - Grécia antiga
Teatro grego
Body - Athenian citizenship
Athenian pederasty
Aristophanes
Homoaffectivity - Ancient Greece
Man and pederasty - Ancient Greece
Greek theater
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35051
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CORPO NA CIDADANIA E NA PEDERASTIA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdfO corpo na cidadania e na pederastia atenienses: o olhar de Aristófanes e o surgimento de discriminações ao papel homoafetivo. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011104.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.