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Title: Administradores para quê? reflexões sobre a profissão no âmbito do IBGE sob a ótica da abordagem institucional.
Other Titles: Administrators for what? reflections on the profession within the scope of IBGE from the perspective of the institutional approach.
???metadata.dc.creator???: DELMIRO, Pedro Henrique Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACEDO, Álvaro Fabiano Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva.
Keywords: Administração Pública;Administrador – Abordagem Institucional;IBGE – Cargo de Analista;Public administration;Administrator – Approach Institutional;IBGE – Analyst Position
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DELMIRO, Pedro Henrique Soares. Administradores para quê? reflexões sobre a profissão no âmbito do IBGE sob a ótica da abordagem institucional. 2024. 136fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35054
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo parte de reflexões sobre a profissão do Administrador, buscando compreender as visões dos ocupantes do Cargo de APGI no IBGE sobre esse ofício, a partir da análise da formação, do trabalho, da profissionalização e da percepção sobre a profissão. A questão central que conforma o problema de pesquisa é: como diplomados em Administração, ocupantes do Cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infra-estrutura (APGI) no âmbito da Diretoria-Executiva do IBGE, enxergam a carreira do Administrador a partir da análise de sua formação acadêmica, atividades de trabalho, desenvolvimento profissional e percepções sobre a profissão? Para atingir tal objetivo, utilizou-se da abordagem qualitativa de investigação. A pesquisa classifica-se, de acordo com seus propósitos, como exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos empregados, a pesquisa se valeu essencialmente da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Em função dos objetivos propostos, bem como da natureza da pesquisa e das informações colhidas, optou-se por utilizar a técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados apontam para um entendimento de que a carreira do Administrador é tida como desprestigiada, faltando legitimidade e reconhecimento perante a sociedade e instituições públicas e privadas. Além disso, há descrença, por parte dos sujeitos da pesquisa, nos órgãos fiscalizadores da profissão, quais sejam: CFA e CRAs. A pesquisa realizada avança nas discussões sobre a profissão do Administrador e sua inserção no setor público. Considera-se, portanto, que esse avanço diz respeito ao levantamento da visão de um grupo profissional específico, Analistas (APGIs), em um dos mais importantes órgãos da Administração Pública Federal, o IBGE. A pesquisa encontrou argumentos que sugerem a importância da replicação em outros órgãos públicos do aperfeiçoamento tanto da seleção de cargos ligados às atividades privativas do Administrador quanto dos subsídios à elaboração de políticas de gestão de pessoas. O esforço para entendimento dessa problemática, a partir dos autores que orientaram a pesquisa, evidenciou basicamente duas visões sobre a profissão, as quais são apresentadas e discutidas no texto.
Abstract: The present study starts from reflections on the profession of Administrator, seeking to understand the views of those occupying the APGI Position at IBGE about this office, based on the analysis of training, work, professionalization and perception about the profession. The central question that shapes the research problem is: how do graduates in Administration, occupying the position of Planning, Management and Infrastructure Analyst (APGI) within the scope of the IBGE Executive Board, see the Administrator's career from the analysis of your academic training, work activities, professional development and perceptions about the profession? To achieve this objective, a qualitative research approach was used. The research is classified, according to its purposes, as exploratory and descriptive and, regarding the technical procedures used, the research essentially used bibliographical, documentary and field research. Depending on the proposed objectives, as well as the nature of the research and the information collected, it was decided to use the Content Analysis technique. The main results point to an understanding that the Administrator's career is seen as discredited, lacking legitimacy and recognition in society and public and private institutions. Furthermore, there is disbelief, on the part of the research subjects, in the supervisory bodies of the profession, namely: CFA and CRAs. The research carried out advances discussions about the Administrator profession and its insertion in the public sector. It is considered, therefore, that this advance concerns the survey of the vision of a specific professional group, Analysts (APGIs), in one of the most important bodies of the Federal Public Administration, the IBGE. The research found arguments that suggest the importance of replicating in other public bodies the improvement of both the selection of positions linked to the Administrator's private activities and of subsidies for the development of people management policies. The effort to understand this problem, based on the authors who guided the research, basically highlighted two views on the profession, which are presented and discussed in the text.
Keywords: Administração Pública
Administrador – Abordagem Institucional
IBGE – Cargo de Analista
Public administration
Administrator – Approach Institutional
IBGE – Analyst Position
???metadata.dc.subject.cnpq???: Dissertação (Mestrado em Administração Pública)
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35054
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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