Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. H. N. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1RABBANI, Soheil Rahnemay.-
dc.contributor.advisor1IDRABBANI, S. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8087783521324545pt_BR
dc.contributor.referee1RABBANI, Simin Jalali.-
dc.contributor.referee2ARRUDA, João Bosco.-
dc.description.resumoO preço do chassi de ônibus urbano evoluiu ultimamente, no Brasil, muito acima da inflação. Este fato tem concorrido para que o preço da passagem eleve-se acima da capacidade de pagamento dos passageiros de ônibus ( que é em grande parte a força de trabalho assalariada deste pais) dilapidando a sua renda. Além disso contribui para a elevação do custo de vida e da inflação, como também para um processo cruel de distribuição de renda e alocação de recursos. Nos períodos em que o repasse tarifário não ocorre há uma deterioração do nível de serviço, o objetivo principal da investigação é explicar porque isto pode acontecer. O estudo baseia-se na análise de séries temporais da evolução de preços do chassi de ônibus mais utilizado para compor o veiculo urbano, produtos similares, indicadores econômicos e salários. Traz um panorama do mercado e indústria de ônibus instalada no país necessário à compreensão da formação de preços. O assunto é abordado para situações oligopolistas (especialmente quanto a existência do "mark up" ). Nas conclusões, atribui às especialíssimas condições da estrutura de produção e mercado do país, do bem em questão, como uma das causas que permitem seus preços elevarem-se tanto. Aborda também as consequências deste fato no transporte público coletivo urbano. Por fim apresenta recomendações que poderão contribuir reduzindo os efeitos dessa distorção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia civil-
dc.titleUma análise da evolução do preço do chassi do ônibus urbano.pt_BR
dc.date.issued1990-10-
dc.description.abstractThe price of the urban bus chassis has evolved lately, in Brazil, well above inflation. This fact has contributed to the fact that the price of the ticket rises above the capacity of payment of passengers by bus (which is largely the work of this country) by squandering their income. It also contributes to rising cost of living and inflation, as well as to a cruel process of income distribution and resource allocation. In periods when the tariff pass-through does not occur there is a deterioration in the level of service, the main objective of the investigation is to explain why this can happen. The study is based on the analysis of time series of the price evolution of the bus chassis most used to compose the urban vehicle, similar products, economic indicators and wages. It brings a panorama of the market and bus industry installed in the country necessary to understand the formation of prices. The subject is approached for oligopolistic situations (especially regarding the existence of the "mark up"). In its conclusions, it attributes to the very special structure of production and market of the country, of the good in question, as one of the causes that allow its prices to rise so much. It also addresses the consequences of this in public urban public transport. Finally, it presents recommendations that may contribute to reducing the effects of this distortion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3505-
dc.date.accessioned2019-04-17T16:58:50Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2019-04-17T16:58:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEconomia dos transportes-
dc.subjectTransport Economics-
dc.subjectEconomía del transporte-
dc.subjectÔnibus urbano-
dc.subjectAutobús de la ciudad-
dc.subjectCity bus-
dc.subjectChassis de ônibus-
dc.subjectBus chassis-
dc.subjectChasis de bus-
dc.subjectPreços e custos-
dc.subjectPrecios y costos-
dc.subjectPrices and costs-
dc.subjectIndustria do transporte-
dc.subjectShipping Industry-
dc.subjectIndustria de envío-
dc.subjectMeios de transporte-
dc.subjectMedios de transporte-
dc.subjectMeans of transport-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Paul Hindenburg Nobre de Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the evolution of the price of the urban bus chassis.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Paul Hindenburg Nobre de Vasconcelos. Uma análise da evolução do preço do chassi do ônibus urbano. 1990. 136f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1990. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3505pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAUL HINDENBURG NOBRE DE VASCONCELOS SILVA - DISSERTAÇÃO PPGECA 1990.pdfPaul Hindenburg Nobre de Vasconcelos Silva- Dissertação PPGECA 199025.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.