Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoSi VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.title“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062-
dc.date.accessioned2024-03-13T21:21:58Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-03-13T21:21:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMulheres - belezapt_BR
dc.subjectBeleza femininapt_BR
dc.subjectRevistas e beleza femininapt_BR
dc.subjectMídia e beleza feminina 1910pt_BR
dc.subjectAnúncios de belezapt_BR
dc.subjectCosméticos de beleza - anos 1910pt_BR
dc.subjectCorpo femininopt_BR
dc.subjectWomen - beautypt_BR
dc.subjectFemale beautypt_BR
dc.subjectMagazines and female beautypt_BR
dc.subjectMedia and female beauty 1910pt_BR
dc.subjectBeauty Adspt_BR
dc.subjectBeauty cosmetics - 1910spt_BR
dc.subjectFeminine bodypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Helaine Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“To be beautiful and dominant”: women’s practices at the beginning of the 20th century.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Helaine Cristina. “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARA SER BELA E DOMINANTE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 201166.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.