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Title: “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX.
Other Titles: “To be beautiful and dominant”: women’s practices at the beginning of the 20th century.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Helaine Cristina.
Keywords: Mulheres - beleza;Beleza feminina;Revistas e beleza feminina;Mídia e beleza feminina 1910;Anúncios de beleza;Cosméticos de beleza - anos 1910;Corpo feminino;Women - beauty;Female beauty;Magazines and female beauty;Media and female beauty 1910;Beauty Ads;Beauty cosmetics - 1910s;Feminine body
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Helaine Cristina. “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062
???metadata.dc.description.resumo???: Si VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher.
Keywords: Mulheres - beleza
Beleza feminina
Revistas e beleza feminina
Mídia e beleza feminina 1910
Anúncios de beleza
Cosméticos de beleza - anos 1910
Corpo feminino
Women - beauty
Female beauty
Magazines and female beauty
Media and female beauty 1910
Beauty Ads
Beauty cosmetics - 1910s
Feminine body
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos.

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PARA SER BELA E DOMINANTE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 201166.52 kBAdobe PDFView/Open


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