Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica. Collection home page

Logo
Coordenadora do GT 03:

Professora Cláudia Cristina do Lago Borges - UFPB

Desde a carta de Pero Vaz de Caminha, considerada como o primeiro documento oficial do Brasil como terras lusitanas, que os povos indígenas são referenciados. Do ano da conquista para cá, muitos textos, obras e documentos têm sido usados como fontes para a pesquisa sobre os povos indígenas, porém, muitas têm o olhar e a versão dos conquistadores. Com a necessidade de ampliar essa discussão no campo do ensino, as fontes históricas sobre o tema acabaram sendo utilizadas também para âmbito escolar. Essa diversidade documental e novos olhares sobre a temática têm trazidos debates essenciais sobre as dinâmicas da pesquisa histórica, e impulsionado posturas diferenciadas no modo de tratar a história dos índios do Brasil na educação básica, e isto vale-se para as escolas indígenas e não indígenas. A exemplo dessas novas posturas, o campo da educação escolar indígena tem crescido de forma significativa, em especial com o aumento de indígenas ingressantes em cursos de formação superior, permitindo assim um olhar da história do Brasil a partir de seu próprio povo, e não mais exclusivamente pelo viés eurocêntrico. Deste modo, este espaço de discussão tem por objetivo proporcionar debates sobre a temática em questão, tanto no âmbito da pesquisa como na produção de trabalhos que versam a história e a cultura dos povos indígenas do Brasil no contexto da educação e da formação escolar.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7
Issue DateTitleAuthor(s)
2019O SPI e as políticas de saúde junto ao Posto Indígena Nísia brasileira.OLIVEIRA, Yris Campos.; BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
2019O ensino da cultura indígena através da história da alimentação para alunos do 7° ano do fundamental.FARIAS, Emelly Alves.; ARAÚJO, Lana Gomes de.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
2019Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945).ARAÚJO, Dárcya Jeanne Silva de.; BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
2019Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história?SILVA, Vânia Cristina da.; BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
2019“Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB.OLIVEIRA, Juliana Barros de.
2019A “arte de enterrar” nos escritos de Frei Vicente do Salvador.RIBEIRO, Cleyson.; ARAÚJO, Lana Gomes de.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
2019A política econômica de Vargas e do SPI sobre o Posto Indígena da Nísia Brasileira.MARCOLINO, Maria Luísa Soares.; BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7