Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo, ainda em suas primeiras linhas de pesquisa, pretende apresentar análise das redes sociais em que pilotos-comerciantes lusitanos envolveram-se nas rotas do Atlântico Sul para poder comercializar no porto de Buenos Aires no período da união das coroas ibéricas. Transformado em um porto semiaberto pelas Cédulas Reais emitidas na última década do século XVI, o transporte de mercadorias vindas do Estado do Brasil estavam limitadas, num primeiro momento, aos interesses dos vecinos de Buenos Aires. Por meio de licenças permissionárias emitidas pelo governador ou autoridades régias para venda dos frutos da terra, os moradores do porto do Rio da Prata encaminhavam nas embarcações lusitanas sua produção agrícola para venda nas cidades costeiras da América portuguesa. Estes negócios de cabotagem apresentam sua complexidade por envolver interesses de oficias régios, responsáveis pela fiscalização da entrada e saída de mercadorias, dos governadores, dos vecinos, e dos pilotos dos navios, dependentes de seus agentes e atravessadores para o retorno das mercadorias manufaturadas vindas do Brasil. O contrabando, apesar da difícil identificação na documentação oficial, fazia-se presente e envolvia os próprios oficiais régios e governadores. A partir de estudos desenvolvidos por historiadores como Eduardo Saguier e Zacarías Moutoukias, nota-se que o envolvimento dos pilotos no comércio de Buenos Aires era suportado por uma rede de interesses de caráter não apenas econômico, mas político-sociais, com forte presença do Cabildo. Nossa proposta é compreender como os comerciantes, proprietários de navios, encontravam-se ligados às redes de cumplicidade (familiares ou de compadrio) que permitiam um ativo comércio num espaço de forte controle da coroa espanhola. Deseja-se compreender a formação de arquiteturas de poderes capazes de manter ou repelir a presença de comerciantes lusitanos, de acordo com o contexto social e de grupos políticos aos quais eram pertencentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleDe como comerciar no porto: estudos de caso de dois pilotos portugueses na Buenos Aires setecentista.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35072-
dc.date.accessioned2024-03-14T17:29:13Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T17:29:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPilotos comerciantes lusitanospt_BR
dc.subjectPorto de Buenos Airespt_BR
dc.subjectPorto do Rio da Pratapt_BR
dc.subjectNegócios de cabotagempt_BR
dc.subjectComércio navalpt_BR
dc.subjectComércio ultramarino - atlântico sulpt_BR
dc.subjectComerciantes lusitanospt_BR
dc.subjectAmérica latina - comercio - anos 1600pt_BR
dc.subjectLusitanian merchant pilotspt_BR
dc.subjectPort of Buenos Airespt_BR
dc.subjectPort of Rio da Pratapt_BR
dc.subjectCabotage businesspt_BR
dc.subjectNaval tradept_BR
dc.subjectOverseas trade - South Atlanticpt_BR
dc.subjectPortuguese traderspt_BR
dc.subjectLatin America - trade - 1600spt_BR
dc.subjectBuenos Aires stecentistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEBALLOS, Rodrigo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHow to trade in the port: case studies of two Portuguese pilots in eighteenth-century Buenos Aires.pt_BR
dc.identifier.citationCEBALLOS, Rodrigo. De como comerciar no porto: estudos de caso de dois pilotos portugueses na Buenos Aires setecentista. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 01 - Sujeitos de Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 10-20. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35072pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: Sujeitos e Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DE COMO COMERCIALIZAR NO PORTO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 1 2019.pdfDe como comerciar no porto: estudos de caso de dois pilotos portugueses na Buenos Aires setecentista. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 1 2019360.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.