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dc.description.resumoDatam de tempos imemoriáveis a capacidade de comunicar-se pela linguagem corporal (des)obediente; as danças, pois, são símbolos culturais, identitários e, ademais, representações de poder. Diante disso, as festas durante o período colonial do Brasil são caracterizadas, especificamente, por sacras e profanas, que mobilizavam tanto a sociedade nobre quanto as grandes massas, aproximando-as a uma linha tênue e neutralizando suas bases hierárquicas por meio do abstracionismo do movimento corporal. Portanto, este trabalho tem por finalidade precípua analisar o contexto de hierarquia social a partir das danças na idade colonial brasileira, sendo caracterizadas por uma espécie de equidade em evidência, no que tange a expressividade dos corpos de nativos e de sujeitos vindos e trazidos ao Brasil; e ainda mais assinalar a construção das identidades dos povos a partir dessas danças, levando em consideração a recepção destas e, por conseguinte, com as apropriações – em especial, pelos colonos. Para a efetivação deste artigo, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória em vista de como tratar a dança em sua singularidade, bem como a busca de maneiras de traduzi-la a uma linguagem verbal e reflexiva; por meio, então, de um levantamento bibliográfico em livros e artigos, tendo, também, a plataforma online como importante fonte para embasamento e a busca de curiosidades sobre a temática em questão. O presente artigo é um trabalho embrionário, consequentemente, os resultados que obtemos ainda são escassos e serão melhor desenvolvidos ao decorrer de pesquisas futuras. Desse modo, podemos retomar e acentuar a segregação de classes que era, à vista disso, simbolicamente extinta, tendo em vista que as danças profanas não eram censuradas pelos colonos; além disso, a apropriação cultural de indígenas, assim como a de africanos, era utilizada para a realização de coreografias em praça pública, por exemplo. Portanto, fica clara a construção dessa equidade, dadas as proporções da época, sendo a dança a protagonista desses acontecimentos. Destarte, a pesquisa constatou que nesse ínterim, com a participação da Igreja junto ao Estado, se adquiriu a importância de relacionar as danças profanas ao sagrado para obtenção de controle social, a normatização dos corpos e fomentar a hierarquia colonial; visando a manifestação da identidade nas danças e vice-versa, que perduraram, de fato, como tradições em tempos hodiernos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleDas danças sacras e profanas no Brasil colonial: transformações, identidades e apropriação.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35073-
dc.date.accessioned2024-03-14T17:32:05Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T17:32:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDanças sacras - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectDanças profanas - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectHistória da dança - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectBrasil colonial - dançaspt_BR
dc.subjectLinguagem corporal - dançapt_BR
dc.subjectHistória do Brasil colonial - dançaspt_BR
dc.subjectDanças e classes sociais - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectSacred dances - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectProfane dances - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of dance - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectColonial Brazil - dancespt_BR
dc.subjectBody language - dancept_BR
dc.subjectHistory of colonial Brazil - dancespt_BR
dc.subjectDances and social classes - Colonial Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Jéssica Viana.-
dc.creatorBRITO NETO, João Balduíno de.-
dc.creatorTAVARES, Mikaela Dantas.-
dc.creatorAPOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOf sacred and profane dances in colonial Brazil: transformations, identities and appropriation.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Jéssica Viana; BRITO NETO, João Balduíno de; TAVARES, Mikaela Dantas; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Das danças sacras e profanas no Brasil colonial: transformações, identidades e apropriação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 01 - Sujeitos de Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 36-42. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35073pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: Sujeitos e Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa.

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DAS DANÇAS SACRAS E PROFANAS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 1 2019.pdfDas danças sacras e profanas no brasil colonial: transformações, identidades e apropriação. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 1 2019323.99 kBAdobe PDFView/Open


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