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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Datam de tempos imemoriáveis a capacidade de comunicar-se pela linguagem corporal (des)obediente; as danças, pois, são símbolos culturais, identitários e, ademais, representações de poder. Diante disso, as festas durante o período colonial do Brasil são caracterizadas, especificamente, por sacras e profanas, que mobilizavam tanto a sociedade nobre quanto as grandes massas, aproximando-as a uma linha tênue e neutralizando suas bases hierárquicas por meio do abstracionismo do movimento corporal. Portanto, este trabalho tem por finalidade precípua analisar o contexto de hierarquia social a partir das danças na idade colonial brasileira, sendo caracterizadas por uma espécie de equidade em evidência, no que tange a expressividade dos corpos de nativos e de sujeitos vindos e trazidos ao Brasil; e ainda mais assinalar a construção das identidades dos povos a partir dessas danças, levando em consideração a recepção destas e, por conseguinte, com as apropriações – em especial, pelos colonos. Para a efetivação deste artigo, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória em vista de como tratar a dança em sua singularidade, bem como a busca de maneiras de traduzi-la a uma linguagem verbal e reflexiva; por meio, então, de um levantamento bibliográfico em livros e artigos, tendo, também, a plataforma online como importante fonte para embasamento e a busca de curiosidades sobre a temática em questão. O presente artigo é um trabalho embrionário, consequentemente, os resultados que obtemos ainda são escassos e serão melhor desenvolvidos ao decorrer de pesquisas futuras. Desse modo, podemos retomar e acentuar a segregação de classes que era, à vista disso, simbolicamente extinta, tendo em vista que as danças profanas não eram censuradas pelos colonos; além disso, a apropriação cultural de indígenas, assim como a de africanos, era utilizada para a realização de coreografias em praça pública, por exemplo. Portanto, fica clara a construção dessa equidade, dadas as proporções da época, sendo a dança a protagonista desses acontecimentos. Destarte, a pesquisa constatou que nesse ínterim, com a participação da Igreja junto ao Estado, se adquiriu a importância de relacionar as danças profanas ao sagrado para obtenção de controle social, a normatização dos corpos e fomentar a hierarquia colonial; visando a manifestação da identidade nas danças e vice-versa, que perduraram, de fato, como tradições em tempos hodiernos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Das danças sacras e profanas no Brasil colonial: transformações, identidades e apropriação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35073 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T17:32:05Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T17:32:05Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Danças sacras - Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | Danças profanas - Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | História da dança - Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | Brasil colonial - danças | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal - dança | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil colonial - danças | pt_BR |
dc.subject | Danças e classes sociais - Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | Sacred dances - colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | Profane dances - Colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | History of dance - colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | Colonial Brazil - dances | pt_BR |
dc.subject | Body language - dance | pt_BR |
dc.subject | History of colonial Brazil - dances | pt_BR |
dc.subject | Dances and social classes - Colonial Brazil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARQUES, Jéssica Viana. | - |
dc.creator | BRITO NETO, João Balduíno de. | - |
dc.creator | TAVARES, Mikaela Dantas. | - |
dc.creator | APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Of sacred and profane dances in colonial Brazil: transformations, identities and appropriation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARQUES, Jéssica Viana; BRITO NETO, João Balduíno de; TAVARES, Mikaela Dantas; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Das danças sacras e profanas no Brasil colonial: transformações, identidades e apropriação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 01 - Sujeitos de Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 36-42. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35073 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 01: Sujeitos e Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa. |
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DAS DANÇAS SACRAS E PROFANAS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 1 2019.pdf | Das danças sacras e profanas no brasil colonial: transformações, identidades e apropriação. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 1 2019 | 323.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
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